Anatel exige melhorias na qualidade dos serviços de TV por assinatura

Por Redação | 28.11.2012 às 16:22

As empresas de TV por assinatura têm até dezembro de 2013 para reduzir a quantidade de reclamações de seus usuários em, pelo menos, 35,21%, segundo determinação da Anatel. A decisão faz parte das medidas para a melhoria da qualidade dos serviços do setor, que foi apresentado hoje (28).

A meta é chegar a apenas 0,65 reclamações na Anatel para cada mil assinantes. Hoje, essa média é de 1 para cada mil assinantes.

Por esse motivo, a Agência convocou uma reunião com as operadoras para que fossem apresentados planos de melhoria em busca da meta estipulada. Os planos da GVT, NET, SKY, OI TV, VIVO TV e CLARO TV já estão disponíveis no site da Anatel.

A principal reclamação dos usuários é relacionada à cobrança das prestadoras (35,07%), seguida pelo cancelamento do serviço (16,42%) e por reparos não concluídos (13,95%). Segundo informações divulgadas pela Agência, a GVT foi a campeã de reclamações, chegando a alcançar a média de 5 chamadas para cada mil assinantes.

Reclamações de TV por assinatura

Imagem: Reprodução / Anatel

Os Planos de Ação serão acompanhados pela Superintendência, com base nos compromissos apresentados pelas prestadoras em seus respectivos Planos. A expectativa é que até dezembro de 2013 todos os Planos de Ação tenham sido concluídos.