Use o Youtube para gravar screencasts de graça

Por Dimitri Pereira RSS

YouTube

Um screencast é uma gravação de tudo que acontece na sua tela do computador. Ele é muito usado por empresas, pois é uma ótima ferramenta para criar vídeos demonstrativos para ensinar os funcionários como usar sistemas operacionais ou mostrar a potenciais clientes uma demonstração do produto, por exemplo. Também é muito usado por Youtubers para gravar tutoriais.

Para indivíduos comuns, um screencast pode ser usado para ajudar a demonstrar uma tarefa ou operação de como se usa algum programa ou fazer um tutorial para um amigo ou um parente. Alguém próximo precisa de ajuda para criar um PDF, por exemplo; basta criar um screencast rápido para ensinar o passo a passo da execução a essa pessoa.

Normalmente, para criar um screencast, é necessário a instalação de um software especial, muitas vezes complicado, ou pelo menos a adição de um plug-in.

Uma opção pouco conhecida do Youtube torna possível gravar seu desktop sem a necessidade de nenhum software extra. Veja como:

Passo 1. Abra o Youtube, faça seu login e clique em "Estúdio de Criação".

Passo 2. Clique em "Transmissão ao Vivo", em seguida clique na opção "Eventos" na barra de ferramentas do lado esquerdo.

screencast youtube tutorial

Passo 3. Clique em "Ativar transmissão ao vivo" e, em seguida, conclua as etapas de verificação subsequentes (que são necessárias apenas na primeira vez que você usa o serviço). Você deverá marcar seu país, em seguida digitar o telefone para o qual o Youtube enviará um código de verificação.  Recebido o código, insira-o no campo pedido e pronto! Sua conta foi verificada. Clique em "Continuar" e aceite os termos de uso.

screencast youtube tutorial

screencast youtube tutorial

Passo 4. Depois de feito, isso te levará de volta para a mesma página, no ponto em que você irá criar o evento ao vivo. Então, dê um nome ao seu screencast e em seguida clique no Menu suspenso de privacidade e escolha se seu vídeo será público, privado ou não listado. Finalmente, clique em "Ao vivo agora". Isto irá abrir uma nova janela para algo chamado "Google Hangout On Air".

screencast youtube tutorial

Passo 5. Na nova janela, o Google irá te pedir a permissão ao acesso de sua webcam e microfone. Clique em "Permitir" se você quiser incluir em seu screencast elementos de áudio e vídeo, sabendo que você pode alternar entre uma ou ambas as opções antes de iniciar a gravação.

screencast youtube tutorial

Passo 6. Na tela do Hangout On Air, clique no ícone Screenshare, representado por uma seta branca em um quadrado verde. Em seguida, escolha a tela que deseja capturar. Esta poderá ser a tela inteira ou uma janela específica que está aberta. Depois de ter feito a sua escolha, clique em "Compartilhar".

screencast youtube tutorial

screencast youtube tutorial

Passo 7. Finalmente, clique em "Iniciar transmissão". Agora, tudo o que você fizer dentro da área selecionada será registrado. Quando estiver pronto o seu screencast, clique em "Parar transmissão".

Pronto! Seu screencast está feito! Agora vá até a sua página do Youtube e você verá o vídeo recém gravado pronto para assistir. Compartilhe a sua "aula" então com quem interessa.

Esse tutorial foi útil? Compartilhe a sua experiência com a gente. Deixe um comentário!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome