Aprenda a controlar seu Xbox One a partir do seu smartphone

Por Sérgio Oliveira RSS

Xbox One

Já faz um tempo que a Microsoft vem trabalhando para unificar suas plataformas em um único ecossistema, em que todos os aparelhos que rodam um sistema da empresa podem se comunicar entre si. Prova disso é o app Xbox disponível para dispositivos móveis e computadores com Windows 10 e 8. 

Nele, o jogador pode iniciar um jogo, navegar pelas seções de TV, filmes, músicas e jogos do videogame, controlar os apps instalados no Xbox One e assistir ao conteúdo armazenado no console no smartphone ou tablet. 

Neste guia, ensinaremos a você como controlar seu Xbox One a partir do Windows 10 e 8 ou do seu smartphone com Android, iOS ou Windows Phone. 

Passo 1: baixe o aplicativo 

Para começar a brincadeira, baixe o aplicativo Xbox a partir da App Store, Google Play, Windows Phone Store ou Windows Store - dependendo de qual plataforma você irá utilizar para isso. 

Caso você não tenha um smartphone, não se preocupe, pois o aplicativo também funciona adequadamente em tablets com iOS, Android e até mesmo em PCs com Windows 10. 

O app Xbox está disponível para as principais plataformas móveis e também para PCs com Windows 8 e 10

O app Xbox está disponível para as principais plataformas móveis e também para PCs com Windows 8 e 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Passo 2: conecte-se ao seu Xbox One 

Após instalar o app no seu dispositivo, faça o login com as mesmas credenciais da conta que você usa no Xbox One. Depois disso, o software deverá encontrar automaticamente o seu videogame conectado à mesma rede. Toque sobre a opção correspondente ao seu console na lista e marque a opção "Conectar automaticamente" para que você não tenha que repetir esse passo no futuro. 

Caso o app não encontre seu Xbox One, você deve tocar na opção "Digitar Endereço IP" para informar o endereço do videogame na sua rede. Caso tenha de ir por esse caminho, você pode encontrar o endereço do Xbox One no menu "Todas as Configurações" > "Rede" > "Configurações de Rede" > "Configurações avançadas". 

Autentique-se no app com as mesmas credenciais usadas no Xbox One e conecte-se a ele através da rede Wi-Fi logo em seguida

Autentique-se no app com as mesmas credenciais usadas no Xbox One e conecte-se a ele através da rede Wi-Fi logo em seguida (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Passo 3: use seu smartphone como controle remoto 

Após conectar seu smartphone ao Xbox One, você pode usá-lo para navegar pela interface do console. Por exemplo, é possível tocar sobre um jogo ou aplicativo e depois em "Começar no Xbox One" para que ele comece a ser executado no videogame. 

É possível iniciar jogos e aplicativos remotamente. Além disso, é possível visualizar informações adicionais do que está sendo executado naquele momento

É possível iniciar jogos e aplicativos remotamente. Além disso, é possível visualizar informações adicionais do que está sendo executado naquele momento (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Quem possui serviço de TV a cabo configurado no videogame, também pode abrir o menu "OneGuide" para visualizar a grade de programação na palma da mão. Caso esteja passando algo do seu interesse, basta tocar na opção "Play" para começar a assistir à programação selecionada. 

Tanto na TV quanto em qualquer outro app reprodutor multimídia, a interface do smartphone será transformada numa espécie de controle remoto com vários botões de reprodução que podem ser pressionados para controlar a reprodução do conteúdo que está em execução. 

Mas não é só para isso que o app Xbox se adapta. Dependendo do que está em execução no videogame, ele pode exibir informações adicionais ou até mesmo o mapa de um game que está sendo jogado. Caso você esteja com o Microsoft Edge aberto, será exibida a opção de você abrir um teclado para digitar algo na barra de endereços. 

Dependendo do app aberto, tipos diferentes de controle aparecerão na interface do app. Os mais comuns são botões de playback e teclados para digitar algo no console

Dependendo do app aberto, tipos diferentes de controle aparecerão na interface do app. Os mais comuns são botões de playback e teclados para digitar algo no console (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Passo 4: use recursos que funcionam pela internet 

Você não tem de necessariamente estar na mesma rede que seu Xbox One para que o app para dispositivos móveis funcionem. Na verdade, há recursos que funcionam muito bem pela internet

Por exemplo, você pode visualizar o Feed de Atividades dos seus amigos e interagir com eles reagindo e comentando suas publicações. Além disso, também é possível enviar mensagens para eles, visualizar suas conquistas, acessar capturas de tela e vídeos gravados e até mesmo comprar jogos e itens na Loja Xbox sem estar perto do videogame. 

Quando fizer isso, seu Xbox One ligará automaticamente e começará a baixar os jogos adquiridos pelo app, de modo que tudo esteja pronto para ser jogado quando você chegar em casa e estiver de frente para o console. 

Não necessariamente você tem de estar conectado ao seu Xbox One para utilizar os recursos do app para dispositivos móveis. Entre outras coisas, é possível adquirir jogos e iniciar a instalação deles remotamente

Não necessariamente você tem de estar conectado ao seu Xbox One para utilizar os recursos do app para dispositivos móveis. Entre outras coisas, é possível adquirir jogos e iniciar a instalação deles remotamente (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Embora seja bastante prático e útil, basta usar o app Xbox por um tempo para perceber que ainda há bastante a ser feito para que a Microsoft consiga dizer que verdadeiramente oferece um ecossistema totalmente integrado aos usuários. E esse é um sentimento que temos principalmente ao perceber que são pouquíssimos os jogos que se aproveitam das possibilidades oferecidas tanto pelo pequeno aplicativo quanto por essa ideia de unificar tudo em um só ambiente. Resta saber se Redmond continuará apostando na ideia e se o app continuará evoluindo até chegar ao ponto em que se tornará indispensável para os jogadores. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome