Veja como resolver o problema dos 100% de disco usado do Windows 10

Por Dimitri Pereira RSS

Windows 10

O Windows 10 veio com várias atualizações para consertar bugs que podem aparecer na mais nova versão do software da Microsoft. Erros como os famosos "engasgos" durante a execução de aplicativos ou mesmo a ausência de som têm acontecido com os usuários que decidiram atualizar as suas máquinas. Até mesmo os HDs comprometidos com superlotação de memória possuem no Windows 10 alternativas para resolver o problema. As razões para a superlotação podem ser várias, como pastas ocultas ou bugs no processo de restauração que podem resultar na inutilização do disco.

Confira então algumas alternativas para resolver esse problema:

A partir do Prompt de Comando

Passo 1. Vá na barra "Pesquisar na Web e no Windows" e digite "cmd".

windows 100% ocupado

Passo 2. Quando o resultado aparecer, clique com o botão direito sobre "Prompt de Comando" e escolha a opção " Executar como administrador".

windows 100% ocupado

Passo 3. Quando a tela do Prompt de Comando abrir, digite o seguinte código "Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth " (sem as aspas). e pressione Enter.

windows 100% ocupado

windows 100% ocupado

Passo 4. Ao terminar a verificação, digite este outro comando: Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e pressione Enter novamente.

Passo 5. Reinicie o seu computador e confira se o problema foi resolvido.

Acessando as configurações avançadas do sistema

Outra alternativa possível para resolver o problema da ocupação total do seu HD é desativando as páginas automáticas do sistema. Você faz isso acessando as configurações do sistema:

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar do Windows 10. Em seguida, abra "Painel de Controle".

Passo 2. Clique em "Sistema" e depois sobre "Configuração Avançada de Sistema".

Passo 3. Na janela que irá se abrir, clique na aba "Avançado". Em "Desempenho", clique sobre "Configurações".

windows 100% ocupado

Passo 4. Nas "Opções de Desempenho" clique em "Avançado". Em seguida, em "Memória Virtual", clique sobre "Alterar..."

-  Desempenho/Configurações/Avançado/Memória Virtual (alterar).

windows 100% ocupado

Passo 5. Na janela "Memória virtual", desmarque a caixa "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades". Em seguida, na mesma janela, marque a opção "Sem arquivo de paginação" e clique em "Definir".

windows 100% ocupado

Passo 6. Reinicie o seu computador.

PCs que possuem pouca memória RAM podem apresentar problemas ao descarregar dados na memória do sistema; com isso não permitem a execução de um ou outro aplicativo. Você pode então determinar um limite para o armazenamento do arquivos de paginação, como até 4GB por exemplo.

Fazendo uma limpeza na Inicialização

Ao limpar a Inicialização, você pode fazer um diagnóstico sobre  qualquer problema eventual que esteja ocorrendo a partir de aplicativos de terceiros. Você pode então gerenciar que programas serão iniciados em conjunto com o sistema e avaliar o desempenho dos mesmos. Para fazer isso, siga o passo a passo:

Passo 1. Pressione a combinação "Tecla do Windows + R" e digite o código "MSconfig" (sem as aspas) no campo de texto. Em seguida clique em "OK".

windows 100% ocupado

Passo 2. Na janela de "Configuração do Sistema", clique sobre a aba "Serviços", marque a caixa "Ocultar todos os serviços Microsoft" e clique no botão " Desativar tudo".

windows 100% ocupado

Passo 3. Depois disso, vá em "Inicialização de programas"e abra o campo "Abrir gerenciador de tarefas".

windows 100% ocupado

Passo 4. Na aba "Inicializar", selecione quais softwares não são desenvolvidos pela Microsoft e clique em "OK".

Passo 5. Reinicie a sua máquina e confira se o problema foi resolvido.

Esse procedimento desabilita a inicialização de qualquer software que não tenha ligação com a Microsoft. Caso o problema seja solucionado, você pode habilitar outros programas e serviços selecionados que serão inicializados em conjunto com o Windows, ao invés de deixá-los todos desativados. Se o problema persistir após a ativação, você pode então testar entre os selecionados e encontrar qual deles é o causador do problema. É recomendável então que você o remova.

Exclua arquivos temporários

Passo 1. Pressione a combinação "Tecla do Windows + R" e digite no campo de texto o código "temp" (sem as aspas) e clique em "OK".

Passo 2. Uma lista de arquivos aparecerá na pasta. Selecione-os  e então pressione "Delete".

Passo 3. Novamente pressione a combinação "Tecla do Windows + R" e digite "%temp%" (sem as aspas) e clique em "OK"

windows 100% ocupado

Passo 4. Certifique-se então de excluir todos os arquivos temporários que não estejam em execução através também da "Tecla do Windows + R", por meio do código "Prefetch". Selecione as pastas exibidas pelo endereço e apague também os registros que podem ser as causas dos problemas em seu computador.

Pontos de restauração automática

Esteja ciente de que ao desabilitar a criação automática de pontos de restauração, você acaba com as marcações inteligentes geradas pelo sistema para casos de backups emergenciais.

Para desabilitar a criação automática de pontos de restauração você deve:

Passo 1. Clicar com o botão direito do mouse sobre "Este Computador" e selecione a opção "Propriedades".

windows 100% ocupado

Passo 2. Acesse então "Configurações avançadas de sistema" e clique sobre a aba "Proteção do sistema". Depois disso, clique em "Configurar..."

windows 100% ocupado

Passo 3. Marque a caixa "Desativar a proteção do sistema" e, em "Uso do Espaço em Disco", deixe o medidor em 0%.

windows 100% ocupado

Se ainda assim o HD do seu computador Windows 10 continuar lotado, talvez a reinstalação do sistema poderá ser necessária.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome