Saiba como impedir que o Windows 10 instale as atualizações automaticamente

Por Dimitri Pereira RSS

Windows 10

Como regra geral, um sistema operacional atualizado é um sistema operacional seguro, mas algumas pessoas são relutantes em atualizar sistemas operacionais.

Isso se deve, principalmente, à Microsoft, que, controversa, decidiu fazer do Windows 10 um sistema operacional de atualização automática. Ele verifica automaticamente o download e instala as novas atualizações em seu computador, quer você queira ou não. Este novo recurso é realmente muito conveniente para a maioria dos usuários, porém, nem todo mundo quer o seu sistema operacional atualizado de acordo com a programação da Microsoft, e essa é uma das razões pelas quais você pode não querer atualizar o seu sistema para o Windows 10 ainda.

Se estiver executando uma versão profissional do Windows 10 (Professional, Enterprise ou Education), você pode desativar as atualizações automáticas usando o editor de política de grupo. Mas se você, como a maioria das pessoas, utiliza o Windows 10 Home, precisará usar soluções alternativas para evitar que o Windows 10 faça as atualizações automáticas.

Reinicializações inconvenientes

Se o seu principal problema com as atualizações automáticas do Windows 10 é o fato de o computador ser reiniciado em momentos inoportunos, você tem sorte, pois o Windows 10 permite que você agende a reinicialização em um período específico. Quando uma atualização for baixada e instalada, o Windows 10 pedirá para agendar um horário para que isso aconteça. 

Mas atenção: a Microsoft pode acabar com essa função ultra conveniente na atualização de aniversário do Windows 10. Na mais recente versão do Insider Preview (Build 14342), você não pode mais programar a reinicialização. Ao invés disso, você tem a opção de configurar "horas ativas", ou seja, um período de 10 horas durante o qual o computador não será reiniciado.

Medidor de conexão com a Internet

A maneira mais fácil de evitar que o seu computador com Windows 10 faça downloads de atualizações automaticamente é usar uma conexão de Internet calibrada, que é uma forma de limitar os seus dados e que fará com que o Windows 10 não force-o a baixar as atualizações do sistema operacional.  

Algumas redes, como as redes de celulares, são medidas por padrão, mas você também pode medir a sua rede WiFi. Para isso, vá em Configurações> Rede e Internet> WiFi> Opções avançadas e ligue a chave "Set as metered connection"

windows10

Você não pode medir a sua conexão Ethernet através do menu de configurações. A Microsoft assume que a sua conexão Ethernet tem dados ilimitados. A única maneira de definir a sua conexão Ethernet para calibrada é realizar a edição de registro, o que é um pouco complicado, porém veja como fazer isso neste link.

Você ainda poderá baixar as atualizações em uma conexão limitada. A única diferença é que você terá que fazer isso manualmente. Vá em Configurações> Windows Update > Download

Desativando as atualizações de drivers automáticas

Enquanto você não pode realmente parar as atualizações automáticas do Windows 10, pode impedi-lo de atualizar automaticamente seus drivers. Para fazer isso, siga o passo a passo a seguir:

Passo 1. Clique no botão direito do mouse sobre o botão de "Iniciar" e depois selecione "Painel de Controle".

windows10

Passo 2. No Painel de Controle, vá em "Sistema".

windows10

Passo 3. Em seguida, clique sobre "Configurações avançadas do sistema" para abrir a janela "Propriedades do Sistema".

windows10

Passo 4. Clique sobre a aba "Hardware" e clique em "Configurações de instalação do dispositivo".

windows10

Passo 5. Uma solicitação irá aparecer em uma nova janela. Clique em "não" e em seguida em "Salvar alterações".

windows10

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome