Libere até 20 GB de armazenamento excluindo a pasta Windows.old

Por Redação

Windows 10

Após a atualização para o Windows 10, muitos usuários têm notado o surgimento de uma pasta no mínimo estranha: Windows.old. É nela onde fica armazenado o backup feito pelo Windows durante a instalação de uma nova versão do sistema, permitindo que você possa voltar para a versão anterior do sistema sem ter de baixar todos os arquivos novamente. A pasta também é utilizada como ponto de restauração caso ocorram falhas na atualização. 

E se você estiver feliz com o Windows 10 e a pasta só servir para ocupar espaço em disco? Pois bem, removê-la é simples, embora não tão intuitivo como pareça. Confira abaixo os passos necessários para excluir a pasta Windows.old e, de quebra, liberar um bom espaço no seu disco rígido.

Windows.old remover

Vale lembrar que a pastinha não é ideia nova. Ela é usada como forma de recuperação desde o Windows Vista e é excluída automaticamente pelo sistema um mês após a atualização. Esse período é o tempo que você tem para decidir se quer ou não mantê-la. Caso esteja decidido a excluí-la, abra o Este Computador (1) e siga para o Disco Local (2). Dentro do disco, será possível encontrar a pasta em meio aos arquivos do sistema (3)

Windows.old remover

Agora que você já sabe que ela está realmente presente no PC, mãos à obra: em Disco Local, pressione com o botão direito do mouse (01) e selecione Propriedades (02). O Windows abrirá uma pequena janela com informações de armazenamento e espaço disponível, assim como a opção Limpeza de Disco (03), que é o botão que procurávamos. Clique nele e espere a Limpeza de Disco analisar os arquivos temporários.

Windows.old remover

Observe que, ao fim da verificação, o sistema exibe uma série de arquivos que podem ser descartados do sistema. Vale lembrar que essa lista inclui arquivos presentes na lixeira e os arquivos de cache do sistema, bem como "resíduos" de atualizações do Windows Update. Embora essa limpeza já livre o sistema de muita coisa, ela é superficial demais para removermos a pasta Windows.old. Portanto, clique no botão Limpar Arquivos do Sistema (01) e a Limpeza de Disco realizará a verificação novamente, só que dessa vez também serão considerados os arquivos do sistema a serem excluídos. 

Windows.old remover

Agora você tem uma lista de pastas que podem ser removidas. Caso queira livrar completamente o seu computador, vale verificar o que é cada uma das opções (o Windows dá uma breve descrição de cada uma em "Descrição") e decidir se prefere manter esses arquivos ou não. A opção Instalação(ões) anterior(es) do Windows refere-se à pasta Windows.old, portanto deve estar marcada caso você queira exclui-la. Feito isso, clique em OK e o Windows realizará a limpeza. Note que, dependendo de quantos arquivos estão sendo removidos, o processo pode levar de segundos a alguns minutos. Sente-se e relaxe um pouco. 

Por fim, você pode reiniciar o seu computador e ir ao mesmo diretório: Este ComputadorDisco Local para verificar se a pasta foi realmente removida. É válido lembrar que a remoção da pasta impede que você restaure o sistema para a versão usada anteriormente (a restauração por ponto de restauração não é afetada, entretanto). Alguns recomendam que esse processo seja feito toda vez que uma atualização do Windows Update ocorrer, porque os arquivos temporários de instalações antigas (como atualizações de drivers e de softwares do Windows) podem ser excluídos por esse mesmo método. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome