Como salvar as belas imagens da tela de bloqueio do Windows 10

Por Sérgio Oliveira RSS

Windows 10

O Windows 10 já está aí há quase um ano e já tem muita gente acostumada com ele e seus recursos. Apesar disso, ainda com uma certa frequência nos surpreendemos com o que o SO oferece, como é o caso das imagens de destaque que ilustram sua tela de bloqueio. 

Batizado de "Destaques do Windows", o recurso de personalização baixa imagens de tirar o fôlego com uma certa regularidade dos servidores da Microsoft. O problema é que muita gente gostaria de tê-las salvas numa pasta à parte, mas ninguém sabe exatamente onde elas estão, tampouco como fazer para capturá-las. 

Se você faz parte dessa turma e gostaria de guardar consigo essas belezinhas, está no lugar certo. Por outro lado, se você não tem a mínima ideia do que estamos falando, tenha calma e venha com a gente que mostraremos como ativar o recurso no seu Windows 10. 

Habilite os Destaques do Windows na tela de bloqueio 

Para ativar os Destaques do Windows, clique no Menu Iniciar e logo em seguida em "Configurações". Na janela que se abre, selecione a opção "Personalização". 

O primeiro passo é verificar se os destaques estão ativados no menu Personalização nas configurações do Windows 10

O primeiro passo é verificar se os destaques estão ativados no menu Personalização nas configurações do Windows 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Agora, selecione a opção "Tela de bloqueio" no menu à esquerda e, em "Tela de fundo", escolha "Destaque do Windows" na lista. 

Em Tela de bloqueio, veja se a opção Destaques do Windows está selecionada na lista em Tela de Fundo

Em Tela de bloqueio, veja se a opção Destaques do Windows está selecionada na lista em Tela de Fundo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Pronto, depois de fazer isso você terá de reiniciar seu computador algumas vezes para que a tela de bloqueio do PC comece a exibir as imagens ao invés da cor chapada que você provavelmente estava habituado até agora. 

Quando isso acontecer, você também perceberá a presença de um botão discreto chamado "Que tal esta?" na parte superior direita da tela bloqueada. Clique sobre ele para dizer se gosta de uma imagem ou não, fornecendo o feedback necessário para o Windows 10 construir uma biblioteca com imagens que têm mais chances de lhe agradar. 

Utilizar o botão Que Tal Esta? ajuda o Windows 10 a fazer a curadoria de imagens de acordo com seu gosto

Utilizar o botão Que Tal Esta? ajuda o Windows 10 a fazer a curadoria de imagens de acordo com seu gosto (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Como salvar as imagens 

Agora que você ativou os Destaques do Windows, é provável que logo se depare com algumas imagens que merecem ser guardadas para a posterioridade. Isso exige um certo esforço, mas nós explicamos tudo para você. 

Antes de qualquer coisa, certifique-se que você consegue enxergar arquivos ocultos no seu Windows 10. Para isso, abra o Explorador de Arquivos, clique na aba "Exibir" e marque a caixa "Itens ocultos". 

Verifique se o seu Windows está lhe deixando visualizar arquivos ocultos

Verifique se o seu Windows está lhe deixando visualizar arquivos ocultos (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Na sequência, acesse o diretório abaixo, copiando e colando o caminho na barra de endereços do Explorador de Arquivos: 

%userprofile%\AppData\Local\Packages\Microsoft.Windows.ContentDeliveryManager_cw5n1h2txyewy\LocalState\Assets

Aqui você verá um punhado de arquivos de nomenclatura e extensão que não fazem qualquer sentido. Alguns desses arquivos, na verdade, são as imagens que o Windows 10 utiliza para ilustrar sua tela de bloqueio. 

Nesta bagunça de arquivos de extensão esquisita estão as imagens que o Windows utiliza para ilustrar a tela de bloqueio

Nesta bagunça de arquivos de extensão esquisita estão as imagens que o Windows utiliza para ilustrar a tela de bloqueio (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Para evitar que ocorra algum problema, vamos copiar todos eles para uma pasta a parte, de forma que possamos manipulá-los com mais tranquilidade. Para tanto, pressione CTRL + A no seu teclado e depois copie toda a seleção (CTRL + C). Cole tudo em uma pasta de fácil acesso; caso surja um alerta do Windows, confirme a operação clicando em "OK". 

Nessa nova pasta, teremos de atribuir a extensão .JPG a todos os arquivos. Essa é uma tarefa que leva tempo se formos fazer item por item, portanto recorreremos ao Prompt de Comando para automatizar o processo. Para abri-lo, clique na aba "Arquivo" no canto superior esquerdo da pasta onde você colou os arquivos, aponte para "Abrir Prompt de Comando" e clique em "Abrir Prompt de Comando como administrador". 

Abra o Prompt de Comando em modo administrador a partir do menu Arquivo no topo da janela ativa

Abra o Prompt de Comando em modo administrador a partir do menu Arquivo no topo da janela ativa (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

No Prompt de Comando, copie e cole o comando a seguir e pressione ENTER no teclado: 

ren *.* *.jpg 

O Prompt de Comando lida com a tarefa de atribuir a extensão .JPG a todos os arquivos da pasta

O Prompt de Comando lida com a tarefa de atribuir a extensão .JPG a todos os arquivos da pasta (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Isso fará com que o Prompt adicione a extensão .JPG a todos os arquivos armazenados naquela pasta. Após o término do processo, retorne à pasta e pressione F5 no teclado para atualizar o conteúdo exibido ali. Perceba que agora alguns arquivos exibem um thumbnail de imagem, indicando que ele, na verdade, é uma das muitas imagens que o Windows 10 utiliza para dar vida à sua tela de bloqueio. 

Observe que agora alguns arquivos exibem thumbnails de imagens. Verifique quais delas estão em alta resolução e exclua o restante

Observe que agora alguns arquivos exibem thumbnails de imagens. Verifique quais delas estão em alta resolução e exclua o restante (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Os arquivos que não exibem um thumbnail podem ser excluídos, bem como imagens em baixa resolução. Os demais arquivos podem ser movidos para uma pasta de papéis de parede que você tem no seu computador. Perceba que também há imagens na vertical e que elas dão um excelente papel de parede para o seu smartphone ou tablet. 

Pronto, daqui para frente, sempre que perceber que uma imagem nova apareceu na sua tela de bloqueio, basta executar este mesmo procedimento para armazená-la à parte. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome