Como utilizar a versão para a web do WhatsApp?

Por Giancarlo Silva RSS

Um dos recursos mais aguardados pelos usuários do WhatsApp - e que foi adotado por concorrentes como Viber e Telegram - finalmente foi lançado. Pela primeira vez, o smartphone não é mais o único meio para conversar com seus amigos no famoso mensageiro instantâneo, agora que seus desenvolvedores lançaram a versão para a web do serviço.

Existem três fatos curiosos sobre o WhatsApp para a web: um deles é que ela funciona como se fosse uma extensão do aplicativo para smartphones, literalmente espelhando todo o funcionamento do app para o navegador, com a vantagem do maior conforto proporcionado pela tela maior e pela digitação via teclado físico. Outro fato - que não agradou os donos de iPhone - é que, por restrições de funcionamento do dispositivo da Apple, o aplicativo para iOS ainda não suporta o novo recurso.

O terceiro fato é que, mesmo sendo uma versão que roda no navegador, por enquanto somente o Google Chrome é oficialmente suportado. A equipe do aplicativo explicou que existem diferenças na forma como os navegadores funcionam e no nível de suporte à tecnologia WebRTC do HTML5, necessária para o WhatsApp web funcionar apropriadamente. Muito embora o Mozilla Firefox também tenha suporte ao WebRTC, ao acessar web.whatsapp.com os usuários darão de cara com a seguinte mensagem:

WhatsApp para a Web

Os desenvolvedores do WhatsApp já deixaram claro que estão trabalhando para tornar o serviço compatível com todos os navegadores disponíveis no mercado. Enquanto isso, se você deseja experimentar o WhatsApp para a web, saiba que, apesar dessa limitação de navegadores, é muito fácil se comunicar com seus amigos no "zapzap" na tela do computador.

Você vai precisar de:

  • Um smartphone com sistema operacional Nokia S60, Android, Windows Phone ou BlackBerry;
  • O navegador Google Chrome (em nossos testes o navegador Opera, que na versão atual também é baseado no Chrome, também funcionou com o serviço);
  • O aplicativo WhatsApp em sua versão mais recente.

Além disso, certifique-se que durante o processo seu smartphone com WhatsApp esteja conectado à internet.

Agora siga os seguintes passos:

Passo 01

Acesse web.whatsapp.com. Você será recepcionado com a seguinte tela no Chrome/Opera:

WhatsApp para a Web

Passo 02

Em sua versão mais recente, o WhatsApp traz um leitor de QR codes que serve justamente para ler o código QR gerado pelo serviço web. Em seu smartphone, toque no botão do menu e depois na opção WhatsApp Web.

WhatsApp para a Web

O leitor de QR codes abrirá. Use-o para ler o código no navegador.

WhatsApp para a Web

Passo 03

Assim que o código for lido, a interface web do WhatsApp estará plenamente disponível para você usar. Convém acionar as notificações desktop para ser avisado sempre que uma nova mensagem for recebida.

WhatsApp para a Web - 05

WhatsApp para a Web

Agora você poderá usar os recursos de sempre do WhatsApp com muito mais conforto. E também com toda a segurança, já que através do smartphone é possível cancelar remotamente a autenticação do WhatsApp em todos os computadores nos quais você o utilizou.

WhatsApp para a Web

E então, o que achou do novo recurso do WhatsApp? Já está utilizando ele em seu cotidiano? Ele tornou a comunicação com seus contatos mais fácil? Conte para nós nos comentários!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome