Como e por que usar um gerenciador de senhas

Por Dimitri Pereira RSS

Password Celular Hack

Usar um gerenciador de senhas torna a sua vida online mais fácil e mais segura. Ele armazena todas as senhas de suas várias contas online e de perfis em redes sociais e poupa seu tempo e a sua memória em lembrar e digitar cada uma delas cada vez que você precisa acessar um site protegido.

Todas as suas senhas são criptografadas pelo seu gerenciador, e a única senha que você precisa memorizar é a senha mestra. Você fica livre de ter que se lembrar de cada uma delas e também livre da perigosa mania de usar uma mesma senha para todas as suas contas. Usando um gerenciador de senhas, você pode criar combinações extremamente fortes com mais variações e quantidade de caracteres, letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números; e mantê-las a salvo atrás de uma única senha mestra extremamente forte também, que é a única que você precisará se lembrar.

A escolha de qual gerenciador de senhas você vai usar é menos importante. A maioria desses serviços é gratuita e limitada para armazenar um determinado número de senhas. Mas existem planos pagos através de uma assinatura de um aplicativo. Você pode sincronizá-los em todos os dispositivos, incluindo computadores com Windows, Macs e dispositivos móveis.

Alguns dos melhores gerenciadores de senhas são: 1Password, Keeper, LastPass, KeePass, RoboForm, MSecure, Dashlane e PasswordBox. Independentemente do gerenciador de senhas que você escolher, o processo de instalação é mais ou menos o mesmo. 

Como criar uma conta num gerenciador de senhas

O PasswordBox é uma boa opção, já que foi recentemente adquirido pela Intel Security e atualmente está gratuito e com um  limite de armazenamento de 25 senhas, o suficiente para um usuário comum. Ele funciona para Mac, Windows, iOS e Android

Você pode cadastrar uma conta através do seu smartphone ou no site da PasswordBox em seu computador. Nessa segunda opção, será usada uma extensão do navegador. Você preenche o formulário com nome, email e deve escolher a senha mestra. Ela deve possuir no mínimo 8 dígitos, não deve ser uma repetição ou até mesmo um derivado de suas outras senhas atualmente em uso, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Depois de criar sua conta, você pode usar a extensão do navegador e o aplicativo baixado em seu dispositivo móvel para adicionar as suas contas ao PasswordBox. Ele lista uma série de serviços populares, como o Facebook, Gmail, Twitter, Netflix, Dropbox, e você pode adicionar os outros manualmente. Assim como outros gerenciadores de senhas, no PasswordBox você também pode armazenar números de cartão de crédito e outros numa seção chamada Wallet. Você também pode compartilhar de forma segura senhas com outros usuários do PasswordBox. Ele possui ainda uma outra função de gerador de senhas fortes para substituir as senhas fracas que você estiver usando nas suas contas online. Há também um recurso chamado Legacy Locker, que irá compartilhar suas senhas com um amigo ou membro da família como uma herança após a sua morte, deixando à disposição o gerenciamento da sua vida digital após a sua morte real.

Usando um gerenciador de senhas

Depois de um tempo de  trabalho adicionando todas as suas contas protegidas por senha em seu gerenciador de senhas escolhido, você vai se ver livre de memorizar todas as combinações, lembrando-se apenas da senha mestra que abre todas as outras. Suas contas vão se conectar automaticamente quando acessá-las pelo PasswordBox, ou qualquer outro gerenciador de senhas que escolher, de forma muito fácil. Mas você pode desativar o Auto-login para determinadas contas, o que exigirá que você clique ou toque no botão login, apenas isso. O PasswordBox, por exemplo, já vai ter preenchido os espaços do login e senha pra você. No caso de você ter várias contas num mesmo site, o PasswordBox vai fornecer um Menu para deixá-lo escolher  que conta você gostaria de usar.

Todos os gerenciadores de senhas usam algum sistema de criptografia para proteger a privacidade de seus usuários. O PasswordBox, por exemplo, usa o Advanced Encryption Standard (AES-256) para criptografar as senhas que armazena de seus clientes . Ele só não armazena a senha mestra, isto é, se o usuário esquecer essa senha, não há como recuperá-la.

Você já teve a sua conta invadida por hackers? Já esqueceu a sua senha e perdeu a sua conta? Compartilhe conosco suas experiências. Deixe um comentário.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome