Como apagar seus rastros na internet

Por Igor Lopes RSS

Se você está vendo esse vídeo, é porque muito provavelmente você está preocupado com os seus dados pessoais expostos para o mundo. E quando falamos mundo, realmente queremos dizer o planeta inteiro. Sinto dizer, é praticamente impossível te remover por completo da Internet, mas tem, sim, algumas maneiras de diminuir essa exposição. Vamos a cinco delas.

1) Delete ou desative suas contas em lojas, redes sociais e serviços online

Lembre-se de todas as redes sociais que você tem perfil. Além das principais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, você também deve ter acesso a sites como Tumblr, Google+ ou até mesmo MySpace. E o Reddit? Que lojas você está registrado? Submarino, Americanas, Amazon? Vai dando uma geral aí na memória e tente lembrar de todas. Para apagá-las, vá até sua conta e procure uma opção para desativar, remover ou fechar sua conta. É provável que essa opção esteja dentro do menu Segurança ou Privacidade. Se por algum motivo você não conseguir apagar a sua conta, então troque as informações para qualquer coisa que não os seus dados oficiais. Algo completamente falso mesmo.

2) Remova sua informação diretamente dos websites

Primeiro, cheque com sua empresa de telefonia se você não está listado online. Se estiver, faça a empresa retirar seu nome da lista.Se você quiser retirar algum comentário em fórum ou apagar algum blog antigo, vai ter que entrar em contato com o desenvolvedor desses sites individualmente. Você pode entrar na aba Contatos do site pra encontrar a pessoa certa, ou então acessar www.whois.com e buscar pelo nome do domínio em questão. Lá, você deve encontrar um nome e um contato do responsável. Mas, infelizmente, sites particulares não têm obrigação de remover o que você pedir. Então, ao contatar essas pessoas, seja educado e explique claramente por que gostaria de ter aquele conteúdo removido. 

3) Remover informações pessoais de websites

Se alguém postou algo sobre você, ou mesmo um documento como o CPF, ou a sua conta bancária, e o dono do site não quiser remover a informação, você pode mandar um pedido legal para o Google por meio da página de suporte da gigante da internet. O processo pode demorar um pouquinho e não há garantias de que isso vai acontecer, mas é o último recurso caso você se veja em uma situação vulnerável.

4) Apague suas contas de email

Dependendo do tipo de conta de email que você tem, a quantidade de passos pode variar. Você vai precisar fazer login na sua conta e, depois, encontrar a opção para deletar o fechar a conta. Algumas permitem a reativação depois de um tempo, caso você se arrependa. Agora, fique esperto. Uma conta de email vai ser necessária para realizar os passos de 1 a 3, então, tenha certeza de que você deixe para apagar o seu e-mail por último!

5) Não ache que você conseguirá fazer tudo isso em um dia

É trabalho pesado! E também, não caia na ilusão de que você conseguirá fazer um trabalho 100% perfeito. Uma coisa ou outra sempre ficará. Uma vez na internet, é impossível sair por completo dela. E é isso! Tem alguma outra dica para apagar seus rastros online? Compartilhe conosco nos comentários. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome