Aprenda a criar pastas e organizar seus jogos no PlayStation 4

Por Durval Ramos RSS

PlayStation 4

Demorou, mas chegou. A mais recente atualização do PlayStation 4 finalmente trouxe um recurso que os jogadores pedem desde que o console foi lançado, em 2013. Com a versão 4.00 do sistema, batizada de Shingen, os usuários podem finalmente criar pastas para organizar seus jogos e fazer com que toda a navegação fique bem mais organizada.

Parece exagero, do tipo de preciosismo que a gente só tem para reclamar, mas é algo que realmente fazia muita falta, principalmente para quem tem muitos jogos instalados. A interface do PS4 sempre foi tão bagunçada que você perdia mais tempo procurando seus jogos do que realmente os aproveitando. E, graças à atualização 4.00, isso deixa de ser um problema.

A partir da Shingen, você pode agrupar seus títulos e deixar tudo separadinho por pastas. Isso é algo que já existia no PlayStation 3 e que todo mundo pedia para ser adicionado também ao PS4. E a espera acabou. Mas você sabe como fazer isso?

Pegando carona no lançamento da mais recente atualização do console da Sony, trouxemos um passo a passo completo para você deixar seu videogame organizado.

Passo 1

Selecione o jogo que você deseja colocar em uma pasta. Não é preciso entrar nele, bastando apenas deixar o seletor sobre o ícone no menu principal do console. Em seguida, aperte o botão Option para ativar o menu secundário do sistema.

Pastas PS4

Passo 2

Repare que uma nova opção foi adicionada a esse menu. Além dos botões clássicos de buscar atualização, exibir informações ou excluir o jogo, o novo update trouxe o item “Adicionar à pasta”. Selecione essa novidade.

Pastas PS4

Passo 3

Você vai ser levado a uma nova tela dedicada às pastas. É a partir dela que você vai criar novos diretórios ou gerenciar aqueles que já possui. Para criar uma nova pasta, basta selecionar a opção “Adicionar a uma nova pasta”, o que fará com que o jogo seja enviado para o item que vai ser criado a seguir.

Se estivermos falando de enviar um game para uma pasta já existente, ela será exibida nessa mesma tela, então é só selecionar o local desejado e pronto.

Pastas PS4

Passo 4

Se você optou por criar uma nova pasta, vai ser levado a uma tela em que vai inserir os dados de personalização. Você pode batizar a sua pasta no campo “Nome” e selecionar outros jogos e aplicativos a partir da área “Conteúdo”. Já em “Classificar”, você pode definir a ordem que esses jogos serão exibidos.

Ao finalizar, clique em Ok. Com isso, você será levado de volta para a tela inicial do PS4 e verá que a sua pasta já estará disponível no carrossel principal. Assim, você elimina a quantidade de itens exibidos e ainda otimiza a interface, já que agrupa os títulos semelhantes de acordo com as suas preferências.

Pastas PS4

Editando suas pastas

Colocou algo no lugar errado ou quer fazer uma mudança um pouco mais drástica na organização de seu console? Não tem problema, pois o PS4 também facilita esses ajustes, permitindo edição e até a exclusão de diretórios criados.

Passo 1

Vá até a pasta desejada e pressione o botão Options. No menu lateral, vão surgir novas opções.

Se você deseja excluir a pasta, selecione a opção “Excluir somente a pasta”. Isso vai fazer com que o diretório suma, mas o conteúdo dentro dela vai continuar instalado em seu console. Já em “Excluir a pasta e seu conteúdo”, você joga tudo na lixeira sem dó e nem piedade.

Porém, para fazer alterações pontuais, clique em “Editar Pasta”. É o que vamos fazer por aqui.

Pastas PS4

Passo 2

Você vai ser levado à mesma tela de personalização que aparece quando cria uma pasta. Então é só fazer as alterações desejadas, mudando o nome ou colocando e retirando os jogos de acordo com o que você preferir. Ao finalizar, clique em Ok e pronto.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome