Guia completo para prolongar a duração da bateria do seu notebook com Windows 10

Por Douglas Ciriaco RSS

Bateria

Os notebooks foram criados para oferecer portabilidade a seus usuários, isso é fato. Apesar de muita gente usá-los sempre ligados a uma tomada, eles podem ser levados para quase qualquer lugar e funcionar plenamente até que a bateria acabe — e é justamente aí que mora o problema: a duração da bateria. Se você sabe que não vai encontrar uma tomada tão cedo, o ideal é poupar bateria, mas como fazer isso?

O Windows 10 traz algumas ferramentas que facilitam o controle sobre a bateria, tornando a vida do usuário um pouco mais simples e fácil de ser planejada. Confira nossas dicas e aprenda a prolongar a duração da sua bateria.

Passo 1

Abra o Menu Iniciar e busque pela opção “Economia de bateria”.

Guia para poupar energia no Windows 10

Passo 2

Na tela que se abriu, é possível ver inúmeras informações a respeito da sua bateria, como porcentagem restante. Para obter mais informações a respeito da utilização do dispositivo, clique sobre a opção “Uso da bateria”. 

Guia para poupar energia no Windows 10

Agora, clique em “Alterar as configurações do aplicativo em segundo plano”.

Guia para poupar energia no Windows 10

Passo 3

Ali, você vê uma série de aplicativos que continuam funcionando em segundo plano. Apesar do consumo de bateria deles ser relativamente baixo, eles continuam gastando a carga de seu computador, então desativá-los pode ajudar a fazer com que ela dure um pouco mais.

Guia para poupar energia no Windows 10

Navegue por esta tela e desative aqueles que você julgar desnecessários. Lembre-se que aplicativos desativados deixam de emitir notificações em tempo real, mas funcionam normalmente quando abertos por você. Após terminar, retorne à tela anterior.

Passo 4

No menu “Uso de bateria”, clique sobre a opção “Alterar configurações de economia de bateria”.

Guia para poupar energia no Windows 10

Passo 5

Aqui estão algumas opções bem importantes que vão ajudar você a aumentar a duração de uma carga na bateria.

Guia para poupar energia no Windows 10

É possível:

  1. Ativar/desativar a redução automática do brilho da tela quando a bateria estiver abaixo de uma determinada porcentagem;
  2. Definir manualmente a porcentagem a partir da qual isso vai acontecer;
  3. Ativar/desativar as notificações de apps quando o PC está modo de economia de bateria;
  4. Reduzir o brilho da tela automaticamente quando a máquina está em modo econômico.

Além disso, você pode listar aplicativos que, mesmo com o modo de economia de bateria ativado, continuarão funcionando em segundo plano e enviando notificações para a Área de trabalho.

Passo 6

Agora, retorne ao menu “Sistema” e encontre a opção “Energia e suspensão”. Nele, você pode definir o comportamento da máquina diante de alguns cenários. É possível, por exemplo, dizer quanto tempo a tela deve ficar inutilizada até ser desligada quando o computador está conectado à energia e quando está somente na bateria.

Guia para poupar energia no Windows 10

Além disso, é possível realizar o mesmo tipo de configuração em relação à suspensão da máquina diante dos mesmos cenários.

Passo 7

Rolando a tela de “Energia e suspensão” até o final, você vai encontrar a opção “Configurações de energia adicionais”. Clique sobre ela.

Guia para poupar energia no Windows 10

Passo 8

Ela vai abrir uma tela de configuração “à moda antiga” do Windows, no qual você pode redefinir algumas configurações a fim de poupar mais energia. Quando o PC não está ligado na tomada, o ideal é que ele não utilize todo o seu potencial de hardware, como placa de vídeo, o que pode aumentar o consumo de energia. E é nesta tela que você define isso.

Às vezes, a fabricante do seu computador incluiu na máquina um modo especial de economia de energia, como é o caso indicado na imagem abaixo. De qualquer maneira, você pode clicar em “Alterar configurações do plano” e personalizá-lo do seu jeito.

Guia para poupar energia no Windows 10

Agora, clique em “Alterar configurações de energia avançadas” para acessar ainda mais opções que vão permitir a você definir um perfil de economia de energia.

Guia para poupar energia no Windows 10

Passo 9

Na pequena janela que surge em sua tela, é possível configurar opções manualmente para diversos detalhes do computador. Com isso, você finaliza todas as configurações e pode aumentar a duração da sua bateria.

Guia para poupar energia no Windows 10

Depois, basta clicar sobre o ícone de bateria na Bandeja do relógio do Windows e selecionar o modo de economia.

Guia para poupar energia no Windows 10

Passo 10

Este é um passo “não obrigatório”, digamos assim. Isso porque ele só vai ser útil para quem definiu mais de um plano de energia. Neste caso, o ideal é ter um aplicativo que permita rapidamente a alternância entre estes planos, como o Easy Power Plan Switcher ou Power Scheme Switcher.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome