Cansado do Chrome? Veja três alternativas para todos os gostos

Por Akira Suzuki RSS

Navegadores

Quando o Chrome surgiu, no final de 2008, foi um alento. Até então, os usuários tinham que optar basicamente entre o Internet Explorer, da Microsoft, e o Netscape, do Mozilla (que atualmente faz o Firefox). Com o navegador do Google, os internautas tinham em suas mãos um browser rápido e moderno.

Hoje, oito anos depois, o Chrome é o navegador mais usado no mundo, tendo uma participação de mais de 60% no mercado de navegadores para desktop (e também é o mais popular nos celulares), segundo o site StatCounter.

No entanto, tanta hegemonia anda criando um sentimento de rejeição, do mesmo jeito que o Internet Explorer era odiado quando era o mais popular. Nos últimos anos, surgiram matérias sobre deixar de usar o programa do Google. As razões são muitas: o Chrome, que nasceu levinho, hoje é um voraz devorador de recursos do computador. Grande parte do poder de processamento e da memória e, com isso, a bateria, é utilizada pelo navegador. Outros detestam a sua política de atualização, virtualmente obrigatória.

Felizmente, o mercado está cheio de alternativas. O Canaltech selecionou três opções que possuem vantagens palpáveis, embora também tenham alguns recursos que poderão fazer um pouco de falta. Foi excluído da seleção o Firefox, que possui mais ou menos as mesmas características do Chrome (com exceção da atualização obrigatória).

Conheça os eleitos, e suas vantagens e desvantagens em relação ao navegador do Google:

Opera

Embora pouco conhecido, o Opera é um contemporâneo do Netscape e do Internet Explorer. Nascido em 1995, o navegador da companhia norueguesa de mesmo nome veio como uma alternativa mais cheia de recurso que seus pares. Muitos dos recursos que os outros browsers adotaram surgiram primeiro no Opera, como o bloqueio de janelas pop-up e a navegação privada. Depois de 2012, a companhia mudou radicalmente a proposta do navegador, se tornando um software muito mais simples, com uma proposta similar à do Chrome em seu início.

Baixe o Opera no Ultradownloads

Tela do OperaO Opera possui extensões que podem ser colocadas na barra lateral, como uma calculadora ou um bloco de notas

Vantagens: o Opera possui várias funcionalidades interessantes. Uma delas é o Turbo Mode, que comprime os dados e faz os sites carregarem mais rápido. O tráfego de informações também diminui, sendo uma ótima opção quando se usa a internet móvel dos celulares. O navegador possui um bloqueador interno de banners e um recurso que economiza bateria do laptop. O browser terá uma VPN integrada, que permite mais privacidade para usar a internet (por enquanto, o recurso está presente apenas nas versão beta do programa). O Opera tem dois tipos de extensões: as "normais" e as de sidebar, que aparecem numa barra lateral.

Desvantagens: embora tenha uma grande gama de extensões, a biblioteca do Opera é perceptivelmente menor que a do Chrome.

Vivaldi

A empresa por trás desse navegador foi criada por, entre outros, Jon Stephenson von Tetzchner, cofundador e ex-CEO da Opera Software. A proposta do Vivaldi é ser o que o Opera foi no começo, um verdadeiro canivete suíço dos browsers. Sua grande característica são as opções de personalização: aparência, posição das abas, painéis, atalhos de teclado, gestos do mouse, enfim, quase tudo pode ser configurado.

Baixe o Vivaldi no Ultradownloads

Tela do VivaldiNo Vivaldi, é possível abrir páginas web na barra lateral. Nessa tela reduzida, é exibida preferencialmente a versão mobile. Na imagem, um exemplo com a página do YouTube

Vantagens: o Vivaldi é um navegador cheio de recursos. Você pode, por exemplo, agrupar abas ou fazer duas ou mais dividirem o espaço na mesma janela. Quer carregar as páginas sem as imagens? Sem problemas, isso é possível. Possui funções como bloqueio de conteúdo (leia-se: publicidade) e melhoria de legibilidade (um modo que privilegia o texto principal e suas imagens, como se fosse uma página de revista). Para quem escreve tendo a web como fonte, o navegador possui um bloco de notas interno que abre na barra lateral. Além de permitir escrever textos, a funcionalidade também guarda links e captura imagens das páginas. Nesta mesma barra é possível abrir a miniatura de um site em sua versão mobile ou desktop.

Desvantagens: grande parte das extensões para Chrome pode ser utilizada no Vivaldi, mas nem todas. Ou seja, usar esses programas anexos acaba sendo uma loteria: só mesmo tentando para saber se funcionam ou não no Vivaldi. E outra coisa: com tantas funcionalidades, esse navegador consome tanto ou mais recursos do computador que o browser da Google.

Microsoft Edge

A Microsoft lançou seu primeiro navegador em 1995, o infame de Internet Explorer. Mas, como o aparecimento de browsers mais modernos, como o Chrome e o Firefox, acabou virando motivos de piada (não sem razão). Ele acabou melhorando com o tempo, mas o mal estava feito e não restou alternativa à Microsoft que não refazer um navegador do zero. O resultado é o Edge, que, não apenas é mais avançado que o IE, mas também faz frente a concorrência. Trata-se de um navegador rápido, confiável, simples e muito bem integrado ao Windows 10.

Tela do Microsoft EdgeO Edge se diferencia dos demais navegadores por possuir um recurso de anotação de páginas web, algo que funciona melhor com uma caneta do que com o mouse

Vantagens: segundo a Microsoft, o Edge é um bom navegador para se ter em notebooks, por ser bem mais leve que o Chrome. Quando estiver disponível em português, o browser terá integração com a assistente digital e inteligência artificial Cortana, que simplifica a utilização do programa. Por fim, o Edge conta com um recurso em que permite fazer marcações e cortes nas páginas web, algo bastante útil para quem tem uma caneta digital ou usa o browser em um tablet.

Desvantagens: há poucas opções de personalização e só funciona no Windows 10. Por enquanto, as extensões são poucas e estão disponíveis apenas na versão de testes do navegador.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome