Aprenda a criar um filtro geográfico personalizado para o Snapchat

Por Dimitri Pereira RSS

snapchat

Um serviço muito legal do Snapchat é o de geofilters, ou seja, filtros geográficos, que são aquelas molduras customizadas que podem ser aplicadas por cima da foto ou vídeo dos usuários e que mostram que você está em alguma cidade, estado, país, ou em algum estabelecimento comercial, evento, etc. Essa é uma forma divertida de compor a sua foto e compartilhar a sua localização geográfica com os seus seguidores.

Esses geofilters estão lá, prontos. Basta, ao editar a sua foto, deslizar a tela para a esquerda ou direita que o usuário é capaz de ver as opções. O que muita gente não sabe é que os próprios usuários podem criar geofilters customizados e disponibilizá-los dentro do aplicativo para que qualquer pessoa possa usar. Esse recurso pode ser útil para empresas, para um bar ou restaurante, a fim de fazer uma publicidade espontânea. A menos que o lugar que você frequente seja famoso, dificilmente lugares pequenos possuirão geofilters oficiais para a localidade.

youtube

Para fazer o seu geofilter, o procedimento é bastante simples. Você só precisa ter habilidades básicas de design e um pouco de paciência. Você precisará também de um editor de imagens que pode ser desde o Paint até o Adobe Photoshop ou CorelDRAW. 

Para exemplificar, usamos o Photoshop, que é um programa mais popular. Siga os passos:

Passo 1. Abra o Photoshop e crie uma nova imagem com a dimensão 1080 pixels de largura por 1920 pixels de altura.

geofilter snapchat

Passo 2. Dentro desse espaço, insira os elementos que desejar, mas deixe uma margem de 149 pixels nas bordas superior e inferior da sua imagem. Para o tutorial, fizemos o geofilter do MASP, Museu de Arte de São Paulo, na Av. Paulista.

geofilter snapchat

Passo 3. Salve a sua criação no formato .PNG, para que o fundo branco seja transformado em transparência e a foto do Snapchat apareça nele.

Passo 4. Em seguida você deve acessar o site http://www.snapchat.com/geofilters/submit.html e no campo "Search Box", localizado no canto superior esquerdo da tela, você deve inserir o endereço da localização onde o geofilter estará disponível para uso. Clique sobre o mapa e delimite a região, caso deseje expandir o uso do filtro para, por exemplo, um quarteirão inteiro.

Passo 5. Depois, clique em "Upload image" e selecione a sua arte do geofilter.

Passo 6. Você deve então informar o seu nome, seu email (não precisa ser o mesmo endereço que você usa no Snapchat) e escrever uma breve descrição sobre o filtro geográfico que você acabou de fazer. 

geofilter snapchat

Passo 7. Quando finalizar, clique em "Submit" para enviar o seu geofilter.

Pronto! Agora é aguardar que o seu geofilter seja avaliado e aprovado pela equipe do Snapchat. Se tudo estiver ok, em poucos dias seu filtro já estará disponível para todos os usuários que fizerem snaps na localidade.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome