Saiba como otimizar o app Mail do iPhone e iPad para não gastar muito espaço

Por Redação

iOS

Vários aplicativos do iPhone dão ao usuário controle sobre quanto da memória é utilizada e como aumentar ou diminuir o limite de espaço utilizado. O app Mail, nativo do iOS, não é um deles. O comportamento padrão do programa é baixar o máximo de e-mails possível para que o recurso Spotlight indexe. O problema é que às vezes ele acaba tomando muito espaço no processo.

Se o Mail acaba usando mais espaço de armazenamento do que você gostaria, existem algumas coisas que você pode fazer para resolver este problema. Veja a seguir como detectar a quantidade de espaço utilizado pelo aplicativo e como otimizá-lo para que ele não cause dor de cabeça:

1 - Quanto espaço é utilizado?

app Mail

Você pode descobrir quanto espaço seu iPhone ou iPad está utilizando para guardar os e-mails de maneira bem fácil. Vá em Ajustes > Armazenamento e iCloud e escolha a opção "Gerenciar Armazenamento" na aba Armazenamento.

Desça a lista até encontrar o aplicativo Mail com seu respectivo uso de espaço. Direto nesse menu, a única opção dada pelo sistema é "Abrir e-mail". Para reduzir a quantidade de espaço utilizada é preciso recorrer à outros meios.

2 - De grão em grão

app Mail

A primeira opção para resolver o problema de espaço tomado pelos dados do app é deletar manualmente os e-mails um por um. Para fazer isso é só arrastar o e-mail para o lado esquerdo. Uma dica é se livrar dos e-mails com anexos, que costumam ser mais pesados.

Para encontrá-los é só clicar em "Editar" no menu inicial das caixas de entrada e selecionar a opção "Anexos". Ao acessar essa nova caixa, você só encontrará correspondências com anexos. Porém, tenha cuidado! Os e-mails deletados no aplicativo também serão excluídos da caixa de entrada do servidor caso você esteja utilizando uma conexão IMAP com o servidor.

3 - Recomece do início

app Mail

Outra opção é forçar o aplicativo Mail do seu iPhone ou iPad a recomeçar do zero o relacionamento com o servidor de e-mails. Assim, o sistema operacional irá apagar todas as cópias offline dos e-mails.

Se você estiver usando o sistema IMAP (como provavelmente deve estar) você não irá perder nenhuma correspondência ao fazer esse procedimento, pois eles ainda estarão no seu servidor, prontos para serem acessador pela web. Mas se você estiver usando o protocolo POP3, então talvez os e-mails estejam apenas no seu celular. Se este for o caso, você deve fazer um backup dessas correspondências caso ache necessário.

Para reinicializar a conta, entre em Ajustes e escolha o menu "Mail, Contatos, Calendários". Lá escolha a opção "Deletar conta".

Depois, escolha "Adicionar Conta" e entre com os dados do seu e-mail. Se tudo der certo, o seu iPhone/iPad irá receber e-mails novamente, mas com a memória limpa novamente.

4 - Conte com a ajuda do servidor

Gmail

Embora as duas soluções anteriores não sejam muito eficazes à longo prazo, você pode fazer alguns ajustes no servidor do seu e-mail para não ser soterrado por uma avalanche de correspondências.

Se você usa Gmail, por exemplo, você pode ir em "encaminhamento e POP/IMAP"e ative a opção "Limitar pastas IMAP para que não contenham mais do que esse número de mensagens" na aba "Limites de tamanho de pasta". Assim, depois que você decidir a quantidade (entre 100 e 1.000) de e-mails que poderá acumular, o app Mail deve ficar menos abarrotado de correspondências.

Outros serviços de e-mail com configuração IMAP tem opções de limite similares na parte de configurações.

5 - Use outro aplicativo

Gmail

Se o Mail te dá muita dor de cabeça e toma mais espaço do que deveria, você talvez deva começar a considerar outro aplicativo gerenciador de e-mails.

Se você tem e-mail do Google, Outlook ou Yahoo!, as três opções tem aplicativo de e-mail próprios para dispositivos móveis. Geralmente, eles não tomarão muito espaço do celular e também não utilizam muito o cache, impedindo que acumulem muitos dados no seu aparelho.

Depois que instalar e configurar sua conta no aplicativo, você pode deletar a conta no app Mail sem maiores problemas.

Esperamos que com essas dicas você seja capaz de sair do sufoco dos milhares de e-mails. Acredite, todo mundo já teve algum dia a caixa de entrada soterrada de e-mails, e sabemos que a experiência de ter milhares de correspondências no celular não é legal. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome