Crie seus próprios QR Codes de forma rápida e fácil

Por Giancarlo Silva RSS

QR Codes

Desenvolvido no Japão originalmente para uso na indústria automobilística, o Quick Response Code – mais conhecido como QR Code – é um tipo de código bidimensional que surgiu como uma evolução dos antigos códigos de barras e hoje é amplamente usado em diversos países do mundo, seja em campanhas publicitárias, cartões de visitas, terminais turísticos, jornais, revistas, rótulos de produtos, programas de TV e em uma infinidade de outros meios.

Entretanto, apesar da crescente popularidade dos smartphones e tablets no Brasil, nosso país ainda não utiliza o QR Code cotidianamente como em outros países onde ele foi adotado. Isso acontece, em parte, porque os smartphones e tablets – necessários para a leitura dos QR Codes, com o auxílio de um aplicativo instalado neles – ainda não são tão acessíveis a um público grande o suficiente para despertar o interesse das empresas na adoção dessa tecnologia, muito embora esse quadro esteja mudando muito rapidamente.

Apesar disso, diversos projetos interessantes estão sendo postos em prática com o auxílio dos códigos bidimensionais. Diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro, por exemplo, receberam os QR Codes para que os turistas pudessem obter informações dos locais que estão visitando de uma forma mais amigável, apenas apontando as câmeras de seus celulares.

Outro grande exemplo de uso dos QR Codes vem de fora de nosso país, mais precisamente de uma rede de supermercados sul-coreana que criou um mostruário gigante em algumas estações de metrô. Ao escanear o QR dos produtos exibidos, o usuário pode fazer compras de dentro do metrô e receber sua feira em casa, com toda comodidade.

Hoje, a tecnologia dos QR codes está acessível a todos. Qualquer um pode criar seus próprios códigos bidimensionais rapidamente para utilizar como quiser. Desde um desenvolvedor de software que deseja gerar códigos específicos, passando pelo publicitário que quer apresentá-los de uma forma diferenciada até o profissional liberal que deseja incrementar seu cartão de visitas.

O Canaltech mostrará a você, caro leitor, como criar seus QR Codes rapidamente através de um serviço fornecido pelo site e-lemento.com. Este site permite criar QR Codes com as mais diversas cores e aparências, a partir de vários tipos de dados: um endereço URL, um texto qualquer, uma mensagem de SMS, informações de contato de padrão vCard, localização no Google Maps, entre outras opções. O serviço é gratuito, mas exige cadastro caso você deseje monitorar os dados de acesso ao QR Code gerado.

Para começar a criar seus QR Codes, basta seguir estes simples passos:

1 - Acesse a página do gerador de QR Codes E-lemento.

2 - Na coluna da esquerda, escolha o tipo de dado que dará origem ao seu QR Code. Em nosso exemplo, usaremos o endereço URL do Canaltech.
QR Codes - Passo 01
3 - Na coluna da direita, é possível definir as cores e a aparência final do QR Code a ser criado. Podemos mudar as cores de primeiro plano e de plano de fundo, alterar a forma dos quadrados – que podem virar círculos ou outras formas diferentes – e até mesmo enviar um logotipo de sua escolha, que ficará bem no meio do seu QR Code.QR Codes - Passo 02

4 - Clique no botão verde "Gerar" e confira o resultado, testando-o com o seu smartphone e um aplicativo leitor de QR Codes (iOS - Android - Windows Phone). Caso fique de seu agrado, é só fazer o download do seu novo código QR e usá-lo como quiser.

Vejam só como ficou o nosso QR Code novinho em folha!
QR Code CanaltechNos nossos testes as versões coloridas não funcionaram, e conseguimos criar um QR Code em preto e branco totalmente funcional, com o logotipo no centro, como visto acima. Mas acreditamos que a eficiência deve variar dependendo do aplicativo usado na leitura e do próprio QR Code a ser gerado neste serviço.

Bem, eis uma dica para criar QR Codes com rapidez e eficiência. Agora vocês podem abusar da criatividade e usar os QR Codes em seus projetos.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome