O que fazer quando o PC não reconhece a impressora

Por Dimitri Pereira RSS

impressora

Um problema que pode ser enfrentado por quem tem impressoras de rede ou USB é a comunicação com o computador, o que impede o reconhecimento do dispositivo e a não execução da impressão. Há vários motivos para esse inconveniente acontecer e ele pode ter origem na configuração, em drives desatualizados ou em impressora não marcada como padrão.

O bom é que, com ações rápidas no computador, esse problema pode ser sanado e as possíveis causas resolvidas sem precisar do auxílio de um técnico. A seguir, confira algumas dicas muito práticas para entender o que se passa e resolvê-lo.

1. Problemas de configuração na impressora

A impressora só irá funcionar corretamente caso ela tenha sido configurada de forma certa, isso é fato. Porém, às vezes é só esse detalhe que falta para a comunicação entre o computador e a impressora acontecer e ela voltar a funcionar. Se esse for o problema, ele pode ser resolvido de duas maneiras: pela ferramenta no próprio sistema do PC ou pelo CD de instalação, que geralmente vem acompanhado do aparelho. 

No Windows o usuário encontra o item "Dispositivos e Impressoras" a partir do "Painel de Controle" e desse ponto ele pode adicionar a impressora, clicando sobre a opção "Adicionar uma impressora".

impressora

Durante o processo de configuração, mantenha o dispositivo ligado no cabo USB e na energia para que o computador o reconheça, mesmo que seja de rede. 

2. Marcar a impressora como padrão no sistema

Um outro erro que acontece com frequência e que impede que  o PC reconheça a impressora é ela não estar marcada como padrão no sistema. Dessa forma, na hora que você dá o comando de impressão, o dispositivo não aparece como a primeira opção na lista, e algumas vezes nem é mostrado ali. Portanto, para solucionar esse problema, se essa for a causa, você deve configurar essa função e é bem simples de se fazer. A partir do item "Dispositivos e impressoras" que está no "Painel de Controle" do computador, localize a impressora já instalada no PC e clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione "Definir como impressora padrão". Simples assim!

impressora

3. Reinstalar a impressora

Se o problema for que a impressora já configurada simplesmente pare de funcionar no PC, isso pode indicar algum erro de comunicação ou de driver. A maneira mais prática para tentar resolver esse incômodo é reinstalando o periférico. Porém, antes de começar, você deve remover a impressora das configurações do computador, desinstalar todos os programas que vieram junto com ela e reiniciar o PC em seguida.

Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a impressora no item "Dispositivos e impressoras" do "Painel de controle" e escolha a opção "Remover dispositivo", Em seguida, siga as instruções e reinicie o computador.

impressora

Depois disso, execute a instalação desde o início, plugando o cabo USB no computador e mantenha a impressora ligada durante todo o tempo do procedimento. Caso ache mais prático, use o CD de instalação original que veio junto com o dispositivo. Dessa forma, você adicionará a impressora como se ela fosse nova.

4. Atualize drivers e programas

Atualizar os programas e drivers pode ser uma alternativa bem prática para solucionar o problema caso a impressora não esteja funcionando corretamente. Isso se deve ao fato de que é através dos drivers que a impressora é reconhecida pelo computador e executa as funções. E esses programas são de vital importância, pois são eles os responsáveis por cumprir as ações do usuário no computador (quando um documento é enviado para a impressão por exemplo). Você pode fazer isso baixando o novo driver diretamente do site da fabricante e o download é gratuito.

Esse tipo de erro é bastante frequente quando o usuário troca de sistema operacional, como por exemplo, com a atualização do Windows 7 ou Windows 8 para o Windows 10. Se necessário e para garantir um bom funcionamento, faça a instalação do driver em "modo de compatibilidade", que permitirá a instalação de programas antigos em sistemas não compatíveis.

5. A impressora não consegue mais imprimir

Caso a sua impressora instalada e configurada corretamente no seu computador não esteja mais sendo capaz de imprimir os seus documentos, é possível que a razão disso seja que a lista de impressão esteja lotada e tenha ocorrido algum erro.

Nesse caso, é necessário acessar o item "Dispositivos e impressoras" que está no "Painel de Controle", clicar com o botão direito do mouse sobre a sua impressora e selecionar a opção "Ver o que está sendo impresso".

impressora

Uma janela será aberta com toda a lista dos documentos. Basta então clicar com o botão direito sobre cada um deles e selecionar a opção "Cancelar". Quando a lista estiver vazia, desligue e ligue a impressora, e em seguida tente imprimir novamente o seu documento pelo computador.

impressora

6. Problema com o cabo

Se a sua impressora não está mais sendo reconhecida pelo seu computador ou esteja desativando sozinha da sua máquina, talvez o problema seja o cabo USB na entrada do seu PC. Isso pode acontecer com o tempo de uso e possivelmente apareça problemas na conectividade nesse decorrer. Tente então usar um outro fio, use-o em outra saída USB ou em um notebook para testar se a causa do problema é originada daí mesmo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome