Saiba qual a diferença entre os teclados ABNT e ABNT2

Por Dimitri Pereira RSS

teclados

O usuário que é acostumado com as teclas em determinadas posições quando usa um modelo de computador, estranham a localização das teclas quando usam uma outra máquina. Isso acontece porque a fabricação no Brasil é diferente da produção dos modelos importados que são produzidos com teclados organizados de outra forma.

No Brasil ainda temos dois tipos de layouts de teclado: o ABNT e o ABNT2. Você pode configurar o seu computador com uma das opções. Saiba então o que essas siglas significam e qual a diferença entre elas. Aprenda também como alterar de um padrão para o outro.

ABNT e ABNT2

A sigla ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas. É um conjunto de regras que exige que os teclados tenham alguns símbolos como colchetes, numerais altos e outros. A regra atual do padrão de teclado brasileiro é o ABNT2.

Porém, existem outros teclados com o formato ABNT. Os dois modelos utilizados no Brasil seguem o mesmo padrão QWERTY. O nome QWERTY se origina da disposição das seis primeiras letras do teclado alfabético, que foi criado em 1870 por Christopher Sholes, em máquinas de escrever. O padrão visa facilitar a digitação, já que as teclas foram organizadas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa.

A diferença entre ABNT e ABNT2

A primeira vista não é possível verificar grandes diferenças entre os dois modelos. Em ambos, as letras estão dispostas da mesma maneira, os acentos, os números... E os dois possuem até o "Ç".

A diferença é que no ABNT2 existe a tecla "Alt Gr", ao lado direito da barra de espaço, que muitos não utilizam pois não sabem qual é a sua finalidade.

Essa tecla, quando pressionada junto com uma tecla que possui uma terceira função, torna possível digitar símbolos que não possuem tecla específica. As teclas com terceira função mostram três caracteres na mesma tecla. O maior deles representa o caractere principal, o superior é resultado da combinação com a tecla "Shift", e o terceiro caractere é resultado da combinação com a tecla "Alt Gr", que fica ao lado da barra de espaço.

Veja alguns exemplos de caracteres que são resultados da combinação da tecla "Alt Gr" com outra tecla: ¹,²,³,£,₢,ª,§,º.

Na imagem podemos verificar a representação de um teclado ABNT2. Os caracteres destacados em azul são gerados a partir da combinação da tecla "Alt Gr" com a tecla em questão, quando pressionadas juntas.

abnt2

Se você usa um teclado que não seja ABNT2 e deseja utilizar esse layout, é possível alterar esse padrão nas configurações do computador. Isso significa que, embora o seu teclado mostre o padrão ABNT, é possível utilizá-lo como se fosse um ABNT2 após configurado.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome