Saiba o que você deve fazer antes de usar um roteador novo

Por Redação

Roteador

O item mais importante para se ter uma rede wireless em casa é o roteador. Ele possibilita que o usuário conecte vários dispositivos eletrônicos à internet sem precisar da utilização de fios. No entanto, não basta apenas comprar um roteador novo, é preciso também aprender a ligá-lo e a configurá-lo.

Desde que as configurações tenham sido ajustadas da maneira correta, o usuário terá uma rede Wi-Fi estável, rápida e segura para o uso. Então, fique atento a seguir para algumas dicas muito importantes para você aproveitar ao máximo o aparelho que acaba de comprar.

Instale do aparelho

A primeira coisa que você deve fazer quando comprar um roteador novo é instalá-lo. Você deverá ligá-lo ao seu modem ou, caso o roteador possua as duas funções, é preciso que ele fique posicionado próximo a uma tomada da linha telefônica.

Todo roteador possui no mínimo três entradas. A primeira é a "Power", onde deve ser plugado o cabo de alimentação de energia, que, por sua vez, deve ser ligado a uma tomada.

Depois de ligar o cabo de força do roteador, é necessário que o cabo DSL ou WAN (dependendo do modelo) seja também plugado no aparelho. Em alguns modelos de roteador, é necessário somente ligar o cabo DSL, que é bem fino e flexível. Ele é conectado direto no filtro da linha telefônica, que faz a divisão entre voz e dados. Já em outros modelos, é preciso que o cabo WAN seja ligado no modem da operadora.

Para finalizar, o roteador também possui as portas LAN, que são utilizadas para levar a internet aos computadores pelo cabo RJ-45. Caso você já possua um link de internet disponibilizado pela sua operadora e fez todo o procedimento de ligação corretamente, o roteador já vai funcionar distribuindo o sinal Wi-Fi por toda a sua casa.

rotedor

Procure pelo lugar ideal para posicionar o roteador

A função do roteador é espalhar o sinal de internet, e ele faz isso através de sua antenas por meio de ondas em todas as direções. Caso existam obstáculos para o sinal em sua residência, como móveis, paredes, pilastras, colunas, o sinal terá mais dificuldades para chegar até os aparelhos eletrônicos.

Por isso mesmo, é recomendado que o roteador fique posicionado em uma área central da casa ou do apartamento para que faça uma melhor distribuição do sinal. O ideal é que esteja em uma posição elevada também, que é numa altura na qual existam menos obstáculos. Assim o sinal da internet ficará mais forte em todos os cômodos da casa.

rotedor

Configure o nome da rede (SSID) e a senha

Assim que o roteador estiver devidamente instalado e funcionando, ligado à internet, você deverá mudar o nome da rede e a senha de acesso. O nome da rede é também conhecido como SSID. Desse modo, quando acessar as configurações do roteador, procure pela opção SSID para mudar o nome da rede.

Para que você tenha acesso às configurações do modem para modificá-las, é preciso antes de tudo saber qual é o seu endereço de IP, login e senha. Essas informações estarão disponíveis no manual do usuário. O procedimento será diferente para cada modelo de roteador, por isso pegue o manual, veja qual é o número do IP, digite no seu navegador e depois digite as credenciais de login e senha.

Por padrão, a rede já vem com um nome, que parece um código, com letras e números, como GTF-EV34. Esse nome pode ser substituído por qualquer outro que você queira. Já para a senha, é recomendado que você use a criptografia WPA2, que é uma das mais seguras e fortes, pouco vulneráveis a falhas. 

É isso! Depois de configurados o nome da rede e senha, a sua internet Wi-Fi já estará mais protegida.

rotedor

Ative o Firewall

Um outro recurso usado para proteger a sua rede Wi-Fi é ativando o firewall do roteador. Ele garante a proteção da sua rede de ataques de hackers, informações corrompidas, malwares e outros tipos de vírus e ataques.

O Firewall trabalha fazendo um escaneamento de todos os pacotes que entram e saem da sua rede. Juntamente com o firewall do Windows, é uma outra boa forma de segurança.

roteador

Faça uso do QoS

O QoS é um recurso presente nos roteadores que permite ao usuário definir a prioridade do uso de serviços ou programas. Ou seja, digamos que para você os jogos online são prioridade. Então, mesmo quando outras pessoas também usam a rede e comecem a baixar algum arquivo ou assistir a algum filme de streaming, a sua rede dará sempre prioridade ao jogo, deixando todas as demais atividades em segundo plano, mais lentas.

Por padrão, essa funcionalidade se encontra na aba "Configurações avançadas", por isso analise bem essa seção.

roteador

Altere o DNS

Geralmente, os servidores DNS padrão da sua operadora não são as melhores escolhas. Tais servidores são responsáveis por "traduzir" o endereço do site digitado em seu endereço IP real, como por exemplo 192.168.0.1.

Dessa maneira, um servidor que faz a "tradução"de forma mais eficaz e rápida é imprescindível para uma navegação mais rápida e fluída.

rotedor

Ajuste a frequência de operação do seu roteador

Os roteadores podem operar nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. A frequência mais congestionada, na maioria das vezes, é também a mais baixa. Experimente trocar a frequência de funcionamento para 5 GHz.

Mudando para uma frequência mais alta, a tendência é que existam menos dispositivos trabalhando nela e isso se traduz em mais estabilidade que a de 2,4 GHz.

rotedor

Colocando essas dicas em prática, a sua rede Wi-Fi vai se tornar mais segura e estável, além de promover mais entretenimento sem lentidão para todos os usuários dela.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome