Aprenda como conseguir mais espaço livre no Google Drive

Por Dimitri Pereira RSS

Google Drive for Work

O serviço de armazenamento em nuvem Google Drive integra backups de várias ferramentas do Google e possui uma cota de 15 GB gratuitos. Para guardar esses arquivos, seja sincronizando outros recursos da gigante de buscas ou criando documentos no Google Docs pela web, o usuário vai consumindo a sua cota. No entanto muitos arquivos desnecessários são armazenados. É possível gerenciar os serviços do Google que mais consomem espaço de armazenamento e, desse modo, conseguir mais espaço livre no Google Drive. Confira.

Acessando o gráfico de espaço usado na sua conta do Google Drive

Passo 1. Acesse o link do Google (myaccount.google.com/security) e clique sobre a opção "Seu armazenamento do Google drive".

whatsapp

Passo 2. Se você estiver desconectado de sua conta Google terá de se logar. Para isso, clique na opção "Faça login".

whatsapp

Passo 3. Faça o seu login para prosseguir.

whatsapp

Passo 4. Clique então na descrição do uso de sua conta do Google Drive à frente da palavra "Armazenamento", como na imagem abaixo.

whatsapp

Passo 5. Você verá quais são os serviços que mais consomem o espaço de armazenamento da sua conta passando o mouse sobre o gráfico.

whatsapp

Apague arquivos desnecessários do Google Drive

Se você não usa alguma coisa é melhor descartar. Você pode até achar que 15 GB são muita coisa e que você não precisa organizar todos os documentos que produz, mas não é bem assim. Com o passar do tempo você vai verificar que o excesso e a bagunça deixarão o seu Google Drive com pouco espaço livre para os arquivos realmente relevantes e importantes.

Acesse o Google Docs através do seu navegador web e exclua qualquer documento que não seja mais útil para você.

Delete os emails lidos do Gmail

Qualquer usuário do Gmail possui 15 GB de armazenamento oferecidos pelo serviço gratuitamente. Esse espaço é o mesmo compartilhado com o Google Fotos e o Google Docs. Assim, quanto mais emails acumulados em sua caixa de entrada, menor será o espaço livre na sua conta do Google Drive. Emails que possuem anexos são ainda mais nocivos à capacidade de armazenamento, por isso, sempre limpe a caixa de entrada para liberar mais espaço. Aproveite e apague também todo o conteúdo das pastas Spam.

Desative a sincronização do Google Fotos e apague fotos também

O Google Fotos, da mesma forma que o Gmail e o Docs, utilizam os mesmos 15 GB de armazenamento oferecidos pelo Google. As mídias do Google Fotos chegam à nuvem no mesmo tamanho original, orém isso pode ser alterado.

Abra o seu smartphone as configurações do Google Fotos e vá em "Backup e sincronização". Toque sobre a opção "Tamanho do envio". Depois, selecione a opção "Alta qualidade (armazenamento ilimitado gratuito).

whatsapp

Delete também todos os vídeos e fotos repetidas ou parecidas e as que você não tem mais interesse. Você também pode desativar o backup se você não produz muitas fotos no seu celular.

Pronto! Se seguir essas instruções terá mais espaço livre no Google Drive para armazenar coisas realmente importantes, e não tanto lixo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome