Como jogar os clássicos 16-bit no seu computador usando o DOSBox

Por Sérgio Oliveira RSS

Wolfenstein 3D

Muita gente vive de nostalgia e não consegue trocar os clássicos do videogame por nenhum jogo moderno. O problema é que cada vez mais esses jogadores se veem minados por causa da popularização de sistemas 64-bit, que não rodam os jogos mais antigos feitos para funcionar no DOS. 

Caso você faça parte desse seleto grupo de gamers, saiba que seus problemas têm uma solução: o DOSBox. A aplicação funciona como um emulador do antigo DOS, sendo capaz de rodar jogos feitos para esse ambiente. Se você quer experimentar o gostinho dos tempos de antigamente, a melhor alternativa é instalar a dobradinha DOSBox + Windows 3.1, que funciona muito bem dentro da aplicação.

Portanto, se você gosta de um jogo antigo e quer curti-lo do jeito certo no seu Windows, Mac OS X ou Linux, nós ensinamos no passo a passo abaixo a instalar o DOSBox, Windows 3.1 e seus títulos empoeirados favoritos independentemente de sistema operacional. 

Instalando o Windows 3.1 

Antes de começar tudo, precisamos preparar o terreno para a instalação do Windows 3.1. Para tanto, vamos criar uma pasta que armazenará todo o conteúdo da unidade "C:" utilizada pelo DOSBox. Aqui, nós criamos a pasta "dos" na raiz do disco rígido

Feito isso, crie um novo diretório dentro da pasta "dos" chamado "INSTALL". Na sequência, copie todos os arquivos de instalação da sua cópia do Windows 3.1 para essa pasta. É importante lembrar que o sistema operacional ainda não está sob domínio público e permanece protegido pelas leis de propriedade intelectual. Portanto, a forma como você irá consegui-lo fica por sua conta e risco

Como jogar no DOSBox

Atenção especial na hora de criar a estrutura de pastas para a instalação do Windows 3.1 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Após fazer a cópia dos arquivos para dentro da pasta "INSTALL", é hora de instalar e executar o DOSBox. Ele pode ser baixado diretamente do site do desenvolvedor e é totalmente gratuito. 

Com o DOSBox aberto, digite o seguinte comando e pressione "Enter" no seu teclado para montar o diretório que você criou como unidade C: 

mount c C:\dos 

Lembre-se que o caminho da pasta dependerá de onde você a criou. Por isso, se o local for diferente, altere o caminho no comando mostrado acima. 

Agora, alterne para a unidade C: digitando os dois caracteres a seguir: 

C: 

Alterne para o diretório que contém os arquivos de instalação do Windows 3.1: 

cd install 

Finalmente, execute o instalador do Windows 3.1 com o seguinte comando: 

setup.exe 

Como jogar no DOSBox

Essa sequência de comandos servirá para montar a unidade C: do seu Windows 3.1 e dar início à instalação (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Agora você será guiado pelo passo a passo da instalação do Windows 3.1. Basta seguir o que é explicado na tela e, ao fim, clicar em "Reboot" para reiniciar o sistema. 

Como jogar no DOSBox

A instalação do Windows 3.1 não leva nem dois minutos. Ao final, reinicie a máquina clicando no botão e fechando o DOSBox (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Após a reinicialização, você terá que digitar os seguintes comandos em ordem para iniciar o Windows 3.1: 

mount c c:\dos 
c: 
cd windows 
win 

Como jogar no DOSBox

Essa é a cara do Windows 3.1: simples, mas funciona superbem (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Pronto! Se você usou o Windows 3.1 no passado certamente se sentirá familiarizado com tudo o que aparece aqui. Caso contrário, seja bem-vindo: era assim que trabalhávamos no começo dos anos 1990. 

Instalando drivers de vídeo 

Por padrão, o DOSBox oferece suporte a gráficos VGA, mas ele também é capaz de emular placas gráficas e oferecer melhores resoluções. Um dos drivers mais utilizados é o S3 e ele está disponível gratuitamente. Para usá-lo, basta baixar o arquivo compactado e descomprimi-lo numa pasta dentro da pasta C: que você criou. Por exemplo, você pode despejar todos os arquivos na pasta "C:/dos/s3". 

Feito isso, volte para o Windows 3.1 e dê dois cliques na pasta de programas e depois clique no ícone do "Config do Windows". Agora, clique em "Opções" e selecione "Alterar Configurações do Sistema". 

Como jogar no DOSBox

Para instalar os drivers de vídeo você terá que alterar as configurações padrão do Windows (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Na janela aberta, clique na caixa "Vídeo", role a lista até o final e selecione a opção "Outro(a) display (Requer discos de OEM)". 

Como jogar no DOSBox

Para instalar um driver de terceiros, role a lista até o final e selecione a última opção disponível (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Agora, digite o caminho para a pasta onde os arquivos do S3 foram colocados. Se eles foram descompactados na pasta "C:/dos/s3" você terá que digitar "C:/S3". 

Como jogar no DOSBox

Aponte para o diretório onde os arquivos do driver foram descompactados para instalá-lo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Feito isso, selecione a resolução que você deseja. A recomendação é utilizar a opção de 800 x 600 com 256 cores já que esta é a resolução máximo que muitos jogos de antigamente suportam. 

Como jogar no DOSBox

Aqui não adianta exagerar na resolução escolhida, pois nem o Windows nem os jogos aguentam isso tudo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Saia confirmando todas as alterações clicando em "OK". O Windows fará a instalação dos drivers e pedirá para ser reiniciado. Depois disso, execute o sistema novamente e perceba que ele aparece com uma resolução melhor. 

Como jogar no DOSBox

Após a reinicialização, o Windows 3.1 aparece com uma interface mais limpa e atrativa (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Se por algum motivo o Windows não funcionar corretamente após a instalação dos drivers de vídeo, basta digitar "setup.exe" após alternar para a pasta do sistema e então você poderá escolher uma outra configuração de vídeo. 

Instalando drivers de som 

Agora que você tem belos gráficos sendo exibidos aí, deve ter notado que o Windows 3.1 ainda não está emitindo nenhum som. Isso ocorre porque os drivers padrão do sistema não funcionam com a placa de som SoundBlaster emulada nativamente pelo DOSBox.

Assim como fizemos com os drivers S3, há drivers específicos que funcionam muito bem no Windows 3.1 rodando no DOSBox e eles podem ser baixados gratuitamente. 

Após o término do download, descompacte o arquivo ZIP numa pasta como "C:/dos/sb". Agora, saia do Windows 3.1 clicando em "Arquivo" e "Sair do Windows" caso ele esteja aberto. Na sequência, digite e confirme os seguintes comandos em ordem para iniciar o assistente de instalação do driver Sound Blaster 16. 

cd c:/sb 
install.exe 

No assistente, selecione a opção "Full Installation" para realizar a instalação completa dos drivers e pressione "Enter". Por padrão, você verá que o caminho do Windows 3.1 está definido como "None". 

Corrija isso selecionando a opção com as setas do seu teclado e pressionando "Enter". Agora, forneça o caminho padrão do sistema, que é "C:/Windows", e confirme a operação novamente com o Enter. Aperte Enter mais uma vez para dar prosseguimento ao processo de instalação. 

Como jogar no DOSBox

Não se esqueça de indicar o diretório de instalação do Windows na hora de instalar o driver de áudio (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Na próxima tela, selecione a opção "Interrupt setting: 5" e altere seu valor para 7. Feito isso, prossiga com a instalação e reinicie o sistema fechando o DOSBox e abrindo-o novamente. 

Como jogar no DOSBox

Altere o valor desse parâmetro para 7 para que o driver funcione corretamente no DOSBox (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Por fim, execute o Windows 3.1 e perceba que agora já é possível "ouvir" o sistema operacional assim que ele é inicializado. 

Instalando e executando jogos e outras aplicações 

Diferente do que muitos imaginam, rodar um jogo ou aplicativo no Windows 3.1 é bem rápido e fácil. Antes de tudo, primeiro é necessário procurar pelo que você quer jogar. Na internet há vários repositórios de jogos antigos que são considerados "abandonwares", ou seja, suas produtoras já não têm nenhum interesse comercial e, portanto, dificilmente lançarão processos por quebra de direitos autorais. De toda forma, vale o aviso de que o download desses aplicativos é por sua conta e risco

Agora que você já sabe disso, basta fazer o download do seu game preferido e descompactar o arquivo numa pasta dentro do diretório "C:/dos". Por exemplo, basta criar pastas no formato "C:/dos/NomeDoJogo" para cada título. Feito isso, retorne para o Windows 3.1 e crie atalhos para os .EXE dos jogos em "Arquivo" > "Novo". Aqui, basta apontar para o caminho do arquivo executável para ver o atalho ser criado. Agora, basta dar um duplo clique sobre ele e pronto. 

Pronto, você já pode curtir os seus jogos antigos preferidos sem nenhum problema ou complicação, afinal de contas você está rodando eles no ambiente para o qual foram desenvolvidos. 

Como jogar no DOSBox

Embora o processo pareça demorado, a recompensa no final é sem tamanho (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Qual jogo de antigamente você mais tem saudades? Conta para gente na caixa de comentários aqui embaixo e aproveite também para dizer se curtiu a dica. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome