Como escolher o cartão microSD certo para o seu Android

Por Dimitri Pereira RSS

MicroSD

Existe uma grande quantidade de cartões microSD no mercado, mas nem todos eles vão funcionar para o seu smartphone ou tablet Android. Entre os "modelos" e "classes" de um cartão microSD, você deve se certificar de que está escolhendo o melhor para o seu dispositivo e suas necessidades. Confira a a seguir algumas dicas que irão ajudá-lo:

Capacidade

Na maioria das vezes você vai se deparar com dois tipos de Cartões microSD: SDHC e SDXC. A diferença entre os dois é o intervalo entre as capacidades que eles oferecem.

Os cartões SDHC têm uma capacidade que varia de 2GB até 32GB, e os cartões SDXC podem variar de 32GB a 2TB. Para se ter uma noção, uma foto tirada com uma câmera de 16 Megapixels tem cerca de 7MB. Se você comprar um cartão de 32GB, poderá armazenar algo em torno de 4.500 fotos. Este número pode ser diferente se você estiver usando um Galaxy S7, por exemplo, que pode disparar no formato RAW, criando fotos com tamanhos de arquivos muito maiores.

Você pode ficar tentado a escolher o seu cartão baseado na maior capacidade, mas precisa verificar o que o seu dispositivo suporta. Os Galaxy S6 e S7, por exemplo, suportam 200GB; o LG V10 2TB; o Moto G 2015 32GB; o Xperia Z5 Compact 200GB e o Idol OneTouch 3 32GB, como exemplos.

Velocidade

Depois de escolher a capacidade do cartão baseado em quanto o seu dispositivo suporta, é a vez de escolher a sua velocidade.

A classificação de velocidade do seu cartão determina a rapidez com que ele gravará os dados. Ao trabalhar com vídeos ou com rajadas de fotos, quanto mais rápido for, melhor.

A maioria dos dispositivos móveis mais recentes vai suportar as três classes de velocidade primárias: Classe 10, UHS-1 Classe 1 e UHS-1 Classe 3. UHS significa Ultra High Speed (ultra alta velocidade) e atualmente possuem dois tipos de conexão entre o cartão microSD e o hardware do telefone, rotuladas de I e II, que ajudam a determinar a velocidade máxima da placa.

Cartões UHS-2, que dispõem de uma linha extra de pinos, estão sendo produzidos, mas apenas um determinado número de dispositivos móveis pode suportá-los.

Os cartões microSDHC e os cartões microSDXC podem possuir qualquer uma dessas 3 classes, uma vez que a capacidade e a velocidade não estão diretamente relacionadas. Como a velocidade máxima é fornecida apenas por alguns fabricantes, veja as velocidades mínimas e os fins pretendidos de cada classe:

Classe 10: 10Mb/segundo. suporta fotos e arquivos de vídeo de 1080p.

UHS-1 Classe 1: 10Mb/segundo. para arquivos de vídeo ao vivo e vídeos de 1080p.

UHS-1 Classe 3: 30Mb/segundo. vídeos ao vivo e até arquivos de video 4K.

Como essa informação é exibida no cartão?

MicroSD (SDHC ou SDXC) e suas capacidades (GB ou TB) são escritas diretamente no cartão. As três classes de velocidade mencionadas têm logotipos para sinalizar a sua velocidade mínima. Classe 10 é sinalizada com a letra C, com o número 10 em seu interior. UHS-1 Classe 1 e Classe 3 são sinalizados com a letra U com o 1 ou o 3 dentro dele, respectivamente. E por último você pode conferir I ou II no rótulo do cartão, que faz referência à velocidade de barramento UHS.

cartão microsd

Essa dica foi útil? Compartilhe conosco. Deixe um comentário!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome