5 dicas para não fazer feio com a câmera do celular

Por Barbara Lage RSS

Celular nos Estádios

Hoje em dia, com a evolução dos recursos dos celulares, uma das funções mais usadas é a câmera do aparelho. É normal, inclusive, que essa seja a única câmera fotográfica que a pessoa utilize. Essas unidades possuem vários atributos, sendo o principal deles a capacidade de entregar fotos em alta resolução. Mas nem tudo depende da máquina para a foto sair boa, certo? Saber usá-la é o mais importante!

Para não vacilar, veja 5 dicas de um workshop gratuito do TIM Foto Mobile em parceria com a Samsung.

1 - A manipulação do ângulo 

Muitas pessoas tiram, ou pelo menos tentam tirar, fotos para parecer que estão segurando o sol, a lua, outra pessoa, ou qualquer que seja o objeto suficientemente grande que não possa ser segurado na vida real. Para que se tenha sucesso, o ângulo em que é posicionada a câmera é fundamental. Basicamente, segurando a câmera na altura dos objetos, eles terão proporções mais fiéis à realidade. Posicionando mais abaixo da linha do objeto, ele parecerá maior; do contrário, posicionando acima, ele parecerá menor.

Dica 1 de como fotografar bem no celular

Dica 1 de como fotografar bem no celular (2)

2 - Luz, câmera e sombras

Mais um vacilo comum. A incidência da luz muito forte, que pode ser do sol, por exemplo, faz as sombras ficarem mais intensas e elas podem aparecer sobre o que vai ser fotografado, comprometendo seu clique. Fotografar contra a luz também não lhe dá bons resultados na imagem.

             Dica 1 de como fotografar bem no celular (3)            Dica 1 de como fotografar bem no celular (4)

A dica aqui então é, nesses casos, usar o flash, já que ele pode dar iluminação e vai eliminar sobras que poderiam ser projetadas. Isso lhe dará bons resultados, principalmente em dias mais claros.

3 - O plano certo

Com o celular “em pé ou deitado"? Seguinte, amigos: basicamente, para se fotografar uma única pessoa, use a câmera do seu aparelho na vertical, para um grupo maior, use na horizontal, ok?

É importante também saber o que você quer destacar em uma fotografia, para não errar no enquadramento. Para saber se ele deve ser aberto ou fechado, vale a pena usar a "Regra dos Terços", que nada mais é do que dividir a tela em nove quadros iguais, o que ajuda a posicionar os elementos nos cantos certos. Para foto de uma paisagem, por exemplo, a pessoa deve ficar no canto e deixar o resto do espaço para o que está ao fundo.

Dica 1 de como fotografar bem no celular (5)      Dica 1 de como fotografar bem no celular (6)

4 - No detalhe

O zoom digital das câmeras dos smartphones não é milagreiro, mas pode ser muito bom, se bem usado. Certamente, ele pode te ajudar a captar um detalhe, mas cuidado para não cortar algo fundamental!

                Dica 1 de como fotografar bem no celular (7)      Dica 1 de como fotografar bem no celular (8)

5 – Foco, força e fé

Bom, no caso, aqui a dica é mesmo só o foco. Em geral, as câmeras dos smartphones possuem esse recurso, que é bem simples. Toque exatamente sobre o que deseja que seja colocado em destaque para não perder nem comprometer o resultado. Sua foto pode ficar embaçada.

Dica 1 de como fotografar bem no celular (8)

Fonte: Tim Mobile, via UOL

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome