Aprenda a denunciar um grupo do Facebook com conteúdo abusivo

Por Dimitri Pereira RSS

Feed do Facebook

Os grupos do Facebook foram inventados para usuários compartilharem informações sobre um determinado tema de interesse comum, e esses grupos podem ser públicos ou fechados e secretos. Dessa forma, as postagens e conversas compartilhadas de maneira oculta podem conter conteúdo ofensivo, ilegal ou inapropriado. Caso isso aconteça é possível fazer uma denúncia à rede social. Fazendo isso o Facebook analisará o motivo e tomará ou não medidas necessárias para resolver o problema. O usuário pode também fazer denúncias de  posts isolados. Elas são indicadas para os casos de conteúdo ofensivo, abusivo ou ilegal que violem as normas do Facebook. Aprenda então como fazer uma denúncia.

Se você é membro do grupo:

Passo 1. Se você participa de um grupo e não gostou de um conteúdo ou foi adicionado a ele por engano, entre no grupo e clique no ícone dos três pontinhos na parte superior direita da página e selecione a opção "Denunciar grupo".

denuncia grupo facebook

Passo 2. Marque uma das opções listadas como motivo de sua denúncia e confirme clicando em "Continuar"

denuncia grupo facebook

Passo 3. Na janela que aparecerá logo em seguida, informando a confirmação do envio, clique em "Concluir".

denuncia grupo facebook

Se você não é membro do grupo:

Passo 1. O usuário pode também fazer denúncias de grupos dos quais não faz parte. Para isso ele deve abrir a página do grupo e clicar no ícone de três pontinhos na parte superior direita da tela e selecionar a opção "Denunciar grupo".

denuncia grupo facebook

Passo 2. Em seguida o usuário deve escolher, entre as opções, aquela que melhor explica o motivo da denúncia e marcá-la, e depois clicar em "Continuar".

denuncia grupo facebook

Passo 3. Na próxima janela que agradece pelo comentário, clique em "Concluir".

denuncia grupo facebook

Para fazer uma denúncia de um post ao administrador do grupo:

Passo 1. Caso você julgue um post como ofensivo ou inapropriado, é possível denunciá-lo ao administrador, seja em um grupo público ou fechado e nos secretos também. Para isso, clique na seta para baixo localizada na lateral da postagem ofensiva. Em seguida selecione a opção "Denunciar ao administrador". Dessa forma o responsável pelo grupo saberá da sua insatisfação e poderá ou não tirar o conteúdo do ar.

denuncia grupo facebook

Passo 2. Em seguida, na próxima janela, clique em "Denunciar".

denuncia grupo facebook

Passo 3. caso você ache que o conteúdo revela algo mais grave e queira se reportar diretamente ao Facebook, selecione no menu a opção "Denunciar publicação".

denuncia grupo facebook

Passo 4. Depois disso você deve selecionar o motivo pelo qual você está fazendo a denúncia em questão e clicar em "Continuar" logo em seguida.

denuncia grupo facebook

Passo 5. Uma outra janela irá se abrir para que você especifique mais a denúncia. Escolha uma das opções e novamente clique em "Continuar".

denuncia grupo facebook

Passo 6. Se desejar denunciar diretamente ao Facebook, clique na opção "Enviar ao Facebook para análise". Sendo assim, o post será enviado para que a equipe da rede social dê uma olhada no que foi publicado e decida ou não remover o conteúdo.

denuncia grupo facebook

Você ainda pode, a partir dessa tela, bloquear o indivíduo que fez o post, deixar de seguí-lo, desfazer a amizade ou até enviar uma mensagem pessoal.

Confirme as suas escolhas clicando em "Concluir".

Passo 7. Você pode ainda acompanhar o andamento de suas denúncias a partir da caixa de entrada especial do Facebook.

Dessa forma você pode ajudar o Facebook a evitar que pessoas de má fé espalhem conteúdos impróprios na rede.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome