Como fazer a bateria do seu notebook durar mais

Por Dimitri Pereira RSS

Bateria

A energia usada para ligar a luz de fundo que ilumina os pixels no visor de seu laptop é responsável pelo alto consumo de bateria, e uma simples mudança pode ajudar a energia do seu laptop acabar com menos frequência.

A ideia óbvia então para prolongar a vida da bateria seria diminuir o brilho do seu monitor. Você pode fazer isso manualmente através do teclado em laptops Windows 10 ou em MacBooks da Apple, porém há algumas outras configurações para alterar isso e que vão automatizar o processo.

Altere as configurações de vídeo

Gerenciando o brilho na tela no Mac OS X

1. Abra "Preferências" e clique em "Tela".

2. Na barra "Tela", você verá uma barra de brilho. Abaixe-a para um ponto entre "super brilhante" e "escuro". Definir um brilho mais baixo, além de ajudar a garantir mais vida útil à sua bateria, também colaborará com sua visão, fazendo com que você não a force tanto, a menos que você esteja sentado à luz do sol diretamente e precise do brilho máximo da tela a fim de ler textos e ver imagens.

3. Abaixo do controle deslizante, há uma caixa "Ajustar brilho automaticamente", que pode ou não ajudar a prolongar a vida útil de sua bateria. Se você usa laptop, principalmente em um local bem iluminado ou ensolarado, mantenha essa configuração desligada no OS X, pois o brilho da tela vai compensar o ambiente luminoso. Então é melhor que você controle a intensidade de brilho na tela manualmente. Se você trabalha até altas horas da noite em uma sala escura ou com pouca luz, marque a caixa e deixe o OS X reduzir o brilho automaticamente com essa configuração.

4. Há uma outra configuração de exibição na área "Energy Saver" do "Preferências do Sistema", relacionada à economia de energia. Marque a caixa "Diminua o brilho da tela quando a bateria estiver no fim". Manter o seu visor em execução enquanto seu laptop está sem uso também é um desperdício desnecessário.

5. Na página "Energy Saver", você pode definir um período para que o computador hiberne, em "Hibernação" e "Desligar Monitor", ambas entram em ação se o seu MacBook fica inativo por um período de tempo. Defina um tempo adequado de acordo com o tanto de bateria que você ainda tem.

Gerenciando o brilho na tela no Windows 10

1. Se você está preocupado com a vida útil de sua bateria num laptop com Windows 10, verifique em "Painel de controle > Hardware e som > Opções de energia" e certifique-se de que você escolheu o pano "Balanceado" ou o plano "Power saver". Use somente o "Alta performance" ou "Otimizado" quando você precisar de impulso para jogar ou para usar aplicativos que necessitem de gráficos de alta resolução.

bateria notebook

2. No Windows 10, há configurações adicionais para energia e visor a partir do botão de configurações na tela inicial. Clique em "Iniciar" e, logo em seguida, "Configurações" no canto esquerdo. Depois clique em "Sistema". A partir do menu à esquerda, na aba "Display", você encontrará um controle deslizante para ajustar o nível do brilho do visor.

bateria notebook

3. Em seguida, clique sobre "Battery Saver" no menu à esquerda e clique sobre o interruptor para ativar a economia de bateria. Se o interruptor estiver acinzentado, desligue o laptop da tomada para que a função possa ser ativada, assim o interruptor de alternância de energia ficará ativo. Esse economizador de energia é um novo recurso do Windows 10, que limita a atividade de fundo de tela e notificações de push para prolongar a vida útil da bateria.

bateria notebook

4. Por padrão, o protetor de bateria liga automaticamente quando a bateria cai abaixo de 20%. Clique em Battery saver settings" para ajustar esse percentual. Também na página de "Battery saver settings", você pode verificar uma caixa para o brilho da tela "Lower screen brightness while in battery saver", para estender a vida útil da bateria.

bateria notebook

5. Por fim, clique na aba "Power & sleep" na aba de menus à esquerda e selecione o período de tempo para o Windows 10 desligar o visor e colocar o seu computador em estado de hibernação para não se sobrecarregar inutilmente drenando a sua bateria enquanto o seu laptop não está em uso.

bateria notebook

Não se esqueça dos backlights do teclado

Semelhante às configurações de brilho a partir do sistema, o teclado também possui controles de iluminação que podem ser muito úteis à proteção da vida útil de sua bateria.

Certifique-se de desligar todos os backlights do teclado enquanto você não os está usando. Ambos, OS X e Windows 10, possuem configurações que vão desligar os backlights do teclado automaticamente depois que o laptop ficar inativo por um período de tempo previamente estabelecido. Esta definição varia de acorda com o fabricante no Windows 10, mas no Mac OS X, você vai encontrá-lo em "Preferências > Teclado".

Desligue o wireless e desconecte periféricos

A energia dispensada à iluminação do visor é sem dúvidas o que mais drena bateria, porém há outras duas dicas que farão a bateria durar mais.

1. Desligue o Wi-Fi e o Bluetooth quando você não os estiver usando. Ambos usam a energia da bateria para procurar redes e dispositivos e mantê-los ligados é uma forma de desperdiçar energia da bateria.

2. Desligue todos os periféricos quando eles não estiverem em uso. Um periférico sem energia extrai a energia do seu computador portátil, o que resulta num alto gasto de energia desnecessária quando o laptop não está conectado à tomada.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome