Aprenda a calibrar a bateria do seu Mac e mantê-la funcionando bem

Por Redação

Bateria do iPhone

Quando o MacBook vai envelhecendo, a performance da bateria também acaba não sendo mais a mesma como no passado - e é assim com todo computador. Felizmente, nem tudo está perdido. Existe a opção de calibrar a bateria do Mac, dando uma sobrevida maior à ela e melhorando a performance do computador como um todo. Você sabe como fazer isso? É só seguir o passo a passo:

1 - Calibrando a bateria do MacBook

Se você tem um MacBook, ou um MacBook Pro, você deve calibrar a bateria de lítio-íon do seu notebook pelo menos uma vez ao mês. De acordo com a Apple, MacBooks, MacBooks Pro e  Macbooks Air lançados depois da metade de 2009 já são pré-calibrados e não precisam passar por esse processo. Outros laptops, por outro lado, podem se beneficiar da calibração. Isso acontece porque baterias tem microprocessadores internos que, com calibração própria irão permitir que você mantenha o display de bateria na tela do OS X fiel à realidade. Além disso, a bateria também funcionará em sua eficiência máxima.

Bateria - Mac

Para começar o processo de calibração, é necessário fazer um seguir um passo a passo que tomará algumas horas.

  • Coloque o adaptador de energia na tomada e carregue completamente a bateria do seu PowerBook até que o anel de luz ou LED no adaptador mude para a cor verde e o indicador na tela indique que a bateria esteja carregada completamente.
  • Deixe a bateria descansar com a carga completa por pelo menos duas horas. Você pode utilizar o computador enquanto isso, mas deve sempre deixá-lo conectado à tomada.
  • Desconecte o adaptador de energia com o computador ainda ligado e comece a utilizar o Mac somente à bateria. Quando a bateria ficar fraca, um aviso deve aparecer na tela.
  • Salve seus trabalhos. Continue utilizando o computador e quando a bateria estiver quase acabando, o computador irá entrar em modo sleep automaticamente.
  • Desligue o computador e deixe ele parado por cinco horas ou mais.
  • Conecte o adaptador de energia e deixe-o conectado até que a bateria esteja carregada completa novamente.

Depois desse processo, o seu Mac deverá ter uma noção muito melhor de quanta energia ainda está guardada nele nas próximas vezes que ficar com bateria baixa.

2 - Monitorando a saúde da bateria do seu Mac

Mac - bateria

Além de calibrar a bateria do seu Mac, você pode monitar a saúde do mesmo para ter uma ideia das condições gerais da bateria. Existem vários aplicativos gratuitos que podem te ajudar nessa missão. Um muito bom é o BatteryHealth, que permanece no menu superior do computador. Ao clicar nele, você verá um menu com diversas informações sobre o seu computador. Além de mostrar quantos ciclos o seu computador já teve (geralmente, novos notebooks funcionam bem por cerca de 1.000 ciclos), você também pode conferir qual tipo de mídia gasta mais bateria, entre outras informações.

3 - Cuidando da bateria do seu MacBook

Agora que você sabe melhor como funciona a bateria do seu computador, existem algumas coisas que você pode fazer para ter um melhor uso dela e garantir um bom funcionamento por alguns anos.

Primeiro de tudo, é importante garantir que a energia esteja sempre percorrendo sua bateria. Se seu computador permanece sempre conectado à tomada, ele pode ter uma performance ruim já que a energia carregada na bateria nunca é utilizada. O melhor a fazer é sempre alternar entre utilizar o MacBook plugado na tomada e rodando apenas à base de bateria, isso todos os dias. Não é necessário deixar a bateria acabar ou chegar até 5%, mas assegure-se que a bateria seja sempre utilizada.

Como falado anteriormente, modelos mais novos de notebooks funcionam bem por cerca de 1.000 ciclos de carregamento (modelos mais antigos tem boa performance por mais ou menos 500 ciclos). Um segredo para aproveitar a bateria ao máximo, é utilizar cada ciclo de bateria da melhor maneira possível. Para isso, preste sempre atenção no brilho da tela. Você nem sempre precisa dela com o máximo de brilho, e fazer a tela funcionar assim pode drenar rapidamente a bateria.

Apps ociosos e conexões também podem prejudicar sua bateria, então feche aplicativos que você não esteja utilizando. Apps sociais, iTunes, Messages, Dropbox, FaceTime e Skype frequentemente aceitam ligações externas, o que acaba com a bateria do seu Mac. Para resolver isso, vá em System Preferences > Security & Privacy > Firewall > Firewall Options e escolha as aplicações que podem receber ligações com o firewall do OS X. Você também pode bloquear todas elas.

Mac - bateria

Se você também não precisa de conexão com a internet, desligar o wi-fi do Mac pode poupar muita bateria.

4 - Substituindo a bateria do MacBook

Se sua bateria não guarda muita carga mais, é chegada a hora de substituí-la. Mesmo você podendo encontrar diversos tutoriais na internet te ensinando este processo, o mais recomendado é levar seu Mac a uma assistência autorizada para que eles façam o serviço por você.

Agora que você conhece bem melhor como sua bateria funciona, você deve ser capaz de aproveitar muito melhor o seu MacBook. 

Via Make Use Of

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome