Confira algumas dicas para aproveitar a galeria de snaps no Snapchat Memories

Por Redação

Snapchat

A nova função do Snapchat, o "Memórias" cria uma galeria dos seus snaps. O que antes só durava 24 horas e depois se autodestruía, agora, pode ser eterno. O recurso também permite a criação de álbuns em forma de histórias, edição de fotos com textos, desenhos e stickers e a possibilidade de fazer todo o backup em nuvem.

Para ativar o recurso "Memórias" em seu Snapchat, basta abri-lo e, em sua tela inicial, tocar e arrastar o dedo para cima. Pronto! Uma outra tela irá se abrir e carregar o recurso "Memórias". Acompanhe a seguir algumas dicas de como usar o recurso.

Como importar fotos e vídeos antigos do Snapchat para as "Memórias"

É possível importar imagens e vídeos para dentro do "Memórias" e criar uma pasta com o conteúdo. Para isso, basta abrir as configurações do Snapchat e tocar sobre "Memórias". Em seguida, selecione a opção "Importar Snaps da Galeria". Na tela seguinte aparecerão os seus snaps antigos para que você selecione quais deseja importar.

snapchat

Como exportar fotos das "Memórias" para a galeria do seu smatphone

Se você salvou um snap nas suas "Memórias" e deseja usá-lo em outro aplicativo, como o Instagram, por exemplo, saiba que é possível exportá-lo para a galeria privada do seu telefone. Para isso, basta abrir a imagem em "Memórias", arrastar o dedo para cima na tela e, em seguida, tocar sobre as três barrinhas localizadas no canto superior esquerdo. No menu que aparece, selecione a opção "Salvar na Galeria". Pronto! Seu snap vai ser salvo no seu smartphone.

snapchat

Para exportá-lo diretamente para outro aplicativo, basta tocar sobre o ícone de compartilhamento na parte inferior da tela e em seguida selecionar o aplicativo de destino.

snapchat

Configure como salvar as suas "Memórias"

Acesse as configurações do recurso "Memórias" do Snapchat e, para personalizar a forma como o conteúdo será salvo, toque sobre "Salvar em...". Depois disso, poderá escolher se deseja guardar os seus vídeos e fotos  por padrão, apenas em  "Memórias", "Memórias e Galeria" ou "Só na Galeria". 

snapchat

Salve as suas Histórias automaticamente

Você também tem a opção de configurar o Snapchat para guardar as suas Histórias automaticamente nas "Memórias". Para isso, marque a caixa "Autosalvar Histórias" na seção "Salvando" do "Memórias". Isso pode ser muito interessante para os usuários que não querem perder nenhum momento após as 24 horas em que os snaps ficam no ar, e ainda os poupa de ter que lembrar de guardar os snaps antes de publicar. Caso tenha alguma história ativa que ainda não foi guardada, basta abri-la e tocar sobre o botão de "Salvar" e, se necessário, importar da sua galeria.

snapchat

Como reeditar uma Memória

Para reeditar uma Memória, sendo ela foto ou vídeo, basta abrir a Memória em questão, tocar sobre ela e arrastar o dedo para cima. Em seguida, use as ferramentas de edição, como stickers, texto e desenho. Você poderá desenhar sobre a Memória, inserir emojis e adesivos, trocar a legenda e escolher filtros antes de salvá-la, enviar para outros contatos ou adicionar à sua história como se fosse um novo snap.

snapchat

Proteja os seus snaps com senha

Uma função interessante para proteger os seus snaps é chamada "Só Pra Mim". Ela protege os seus vídeos ou fotos com uma senha de quatro dígitos determinada por você. Desse modo, só você poderá visualizá-la. Basta selecionar a foto ou vídeo que deseja proteger e tocar sobre ela. Quando abrir em uma nova tela, toque sobre ela e arraste o dedo para cima. Em seguida, toque sobre o ícone de três barrinhas no canto superior esquerdo e, no menu que aparece, selecione a opção "Mover para Só Pra Mim". 

Se for a primeira vez que estiver usando esse recurso, será necessário fazer a configuração inicial. Toque então sobre "Configuração".

snapchat

Em seguida, crie um código de quatro dígitos, digite-o duas vezes. Marque a caixa "Eu entendo que se eu esquecer esse código, o Snapchat não poderá recuperá-lo ou recuperar meus Snaps do Só Pra Mim." e toque sobre "Continuar". Pronto! A configuração é concluída. Toque sobre "Terminar".

snapchat

Escolha quando fazer o backup

O Snapchat já faz o backup das "Memórias" automaticamente para caso o usuário mude de smartphone, tenha acesso a eles. Por padrão, esse recurso só é ativado quando o smartphone está conectado em uma rede Wi-Fi. Porém, se você tiver uma franquia boa de dados 3G/4G, é possível também fazer o backup em qualquer circunstância. Basta marcar a caixa "Fazer back-up usando dados móveis", nas configurações de "Memórias".

snapchat

Use várias fotos para criar uma História (Álbum)

O Snapchat também permite que você crie Histórias com as suas fotos ds Memórias ou da galeria. Para isso, toque no botão "selecionar" no topo da tela, escolha as fotos tocando sobre elas e, em seguida, toque sobre o botão circular na parte inferior.

O Snapchat vai então criar uma montagem com o conteúdo selecionado, que poderá ser visto em uma guia separada.  Diferente das Histórias convencionais que têm a duração de 24 horas, essas não terão prazo de validade e estarão disponíveis para que você compartilhe quando quiser.

Caso queira, você pode editá-la, exportá-la, mover para "Só Pra Mim" ou apagá-la. Para isso, abra a História e arraste o dedo para cima, em seguida, toque sobre as três barrinhas do topo à esquerda e selecione a ação que desejar. 

snapchat

Faça pesquisa nas "Memórias"

Quanto mais Memórias você tiver, mais difícil será encontrar uma foto específica  quando você desejar. Porém, você pode filtrar o conteúdo clicando sobre o ícone de lupa e inserindo tags ou o nome do álbum criado.

Até agora o Snapchat só trabalha com tags em inglês, como por exemplo: sky (céu), selfie, night time (fotos noturnas), shop (lojas). No entanto alguns marcadores em português, como "tirados nas proximidades", "Sexta-feira" ou "Brasil" já estão funcionando.

snapchat

Excluindo uma Memória

Para excluir uma Memória, caso ela seja duplicada ou simplesmente você não tem interesse em guardá-la, basta abri-la e tocar e arrastar o dedo para cima sobre ela. Depois, toque sobre o ícone de lixeira na parte inferir esquerda da tela e confirme tocando no botão "Excluir" na pequena janela que vai aparecer.

snapchat

Limpe o cache das Memórias para economizar espaço em seu smartphone

Caso o seu celular se encontre lotado, é possível desafogá-lo um pouco removendo o conteúdo das "Memórias" armazenadas no telefone, deixando-as apenas na nuvem. Para isso, basta acessar as configurações do Snapchat, e em seguida tocar sobre a opção "Limpar o Cache". Depois escolha a opção "Limpar o Cache de Memórias". 

Selecionando essa opção, o Snapchat vai apagar apenas os arquivos locais, mas o backup permanecerá intacto para quando quiser recuperá-lo.

snapchat

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome