Os melhores leitores PDF para Android

Por Gabriel Sérvio RSS

Google Play

De maneira geral, o tipo de arquivo de texto em PDF pode ser utilizado para os mais diferentes fins, um dos mais comuns é criar formulários ou documentos para uso corporativo. Outro caso específico são os ebooks, muitos livros digitais são formatados e salvos em PDF para facilitar a leitura em diferentes tipos de dispositivos.

Em geral, o uso de ferramentas que permitem visualizar arquivos em PDF fica restrito apenas a estes dois tipos de casos, mesmo assim, o formato também pode ser utilizado para outras aplicações diferentes. Com tantas opções de aplicativos que prometem várias funções na Google Play Store, preparamos uma lista com alguns deles para facilitar a sua busca.

Adobe Reader (grátis com compras no app)

1

O leitor da Adobe sem dúvidas é o mais popular de todos os apps da lista. Na maioria dos casos, o Reader acaba sendo a primeira escolha dos usuários já acostumados a ter acesso a ferramenta no PC. Além de permitir a leitura de arquivos em PDF, o app inclui várias funções, tais como habilidade de fazer anotações nos arquivos, preencher formulários ou assiná-los com sua assinatura e suporte para serviços de armazenamento na nuvem como Dropbox e Adobe Document Cloud. O leitor da Adobe oferece uma versão paga com outros recursos extras, um deles é a possibilidade de exportar arquivos PDF em diferentes formatos.

AnDoc DJVU and PDF Reader (grátis com compras no app)

2

O segundo app da lista foca principalmente na simplicidade. Além de poder visualizar arquivos em PDF, o AnDoc também suporta arquivos no formato DJVU. É um excelente aplicativo para quem precisa de um leitor mais básico para acessar de forma casual um documento ou outro. O AnDoc também oferece alguns recursos que podem ser úteis para quem gosta de ler ebooks. O leitor está disponível para download de graça, e assim com o app da Adobe, também oferece uma versão paga com funções extras.

CamScanner - Phone PDF Creator (grátis com compras no app)

3

O CamScanner é considerado por muitos uma ferramenta de produtividade quase indispensável. Além de permitir importar arquivos PDF, o app também pode ser utilizado para escanear documentos físicos e salvá-los em PDF. Vários ajustes presentes no aplicativo ajudam a melhorar a qualidade final do documento digitalizado.

O app ainda permite: fazer anotações, compartilhar documentos com outras pessoas, sincronização entre diferentes plataformas, e acredite se quiser, dá até para enviar um fax através do serviço pagando uma taxa extra. A versão paga conta com 10GB de armazenamento na nuvem e outras funções de edição. Quem optar pela versão paga, pode escolher entre pagamento mensal ou anual.

Docusign (grátis com compras no app)

5

O DocuSign está a pouco tempo na Play Store, mas foi desenvolvido especialmente pensando no uso corporativo. As funções do leitor incluem: abrir documentos salvos em PDF e permitir o preenchimento, a assinatura e o envio de documentos direto do app. Parte das funções presentes na versão grátis são ilimitadas, mas assim como os outros aplicativos citados até aqui, o DocuSign também possui uma série de planos pagos para diferentes tipos de uso. Vale a pena conferir se alguma dessas versões atende as suas necessidades.

Ebook and PDF Reader (grátis)

6

O Ebook and PDF Reader é voltado para aos leitores de plantão, mesmo assim, o app também conta com algumas funcionalidades interessantes para entrar nessa lista. O leitor permite visualizar documento em PDF de forma rápida, fácil e intuitiva. Os recursos especiais para a leitura de livros digitais são: marcação de páginas, modo noturno e suporte para diferentes formatos de ebooks. Vale destacar que esse aplicativo é baseado no projeto em código aberto EbookDroid, e é oferecido de graça na Play Store.

ezPDF Reader - Multimedia PDF (grátis)

7

Uma das grandes vantagens do ezPDF Reader é poder contar com alguns recursos voltados para a leitura sem ter que abrir mão das ferramentas de negócios. Assim como em outros apps citados até aqui, o ezPDF Reader permite preencher formulários e fazer anotações nos arquivos. Quanto as funções de leitura, o aplicativo conta com suporte a áudio, vídeos, GIFs e a livros digitais salvos no formato ePub.

Fast Scanner (grátis com compras no app)

8

O Fast Scanner oferece alguns recursos similares ao CamScanner, mas não é tão completo quanto o concorrente. O app permite escanear documentos usando a câmera do smartphone e salvá-los em diferentes formatos para distribuição digital, como JPEG ou PDF. Uma série de opções ajudam a melhorar a qualidade final do documento escaneado. Apesar de oferecer uma versão paga, a maioria dos recursos mais úteis já estão disponíveis na versão grátis do aplicativo.

Foxit MobilePDF – PDF Reader (grátis com compras no app)

9

O Foxit é  a escolha ideal para a leitura de ebooks, além disso o app inclui: recusos de navegação especiais para documentos grandes salvos em PDF; suporte para marcação de páginas; organização de arquivos por nome ou tamanho; suporte a armazenamento na nuvem e mais. Algumas funções voltadas para o uso corporativo também estão presentes no leitor, como a habilidade de fazer anotações e assinar documentos. O diferencial da versão paga fica por conta dos recursos extras de segurança para os arquivos.

Google PDF Viewer (grátis)

9

O PDF Viewer é a oferta do Google para quem precisa ler arquivos PDF e não precisa de muitos recursos extras. Um dos destaques do app, é sua integração total com o Google Drive, assim como no Documentos, Planilha e Apresentações, o leitor do Google consegue ler arquivos direto de sua conta do Drive. O app é simples e direto, e inclui apenas funções básicas, que incluem: ferramenta de busca, seleção de texto e opções de impressão. É bom lembrar, que mesmo após instalar o aplicativo, o ícone não aparece na app drawer. Mesmo assim já será possível abrir qualquer arquivo PDF em seus dispositivos com Android. Apesar de simples, o app é oferecido de graça na Play Store.

MuPDF (grátis)

O MuPDF preza pela leveza, o app promete mais rapidez e muitos recursos extras. O leitor suporta: encriptação, hyperlinks, anotações, ferramentas de busca e possibilidade de visualizar documentos PDF em alta qualidade. O diferencial é o suporte aos formatos XPS e OpenXPS, se você lida com arquivos nestes formatos constantemente, o MuPDF pode ser uma boa escolha. Aliás, é um dos poucos leitores mais completos oferecidos de graça.

PDF Reader Lirbi (grátis)

11

Assim como outros nomes da lista, o PDF Reader Lirbi é mais voltado para a leitura de ebooks do que para o uso corporativo. Um dos recursos diferentes, é o Musician Mode, que possibilita navegar pelas páginas dos documentos automaticamente de acordo com a velocidade pré-definida pelo usuário. O app possui: recursos de busca, modo noturno, exportação de imagens, marcação, seleção de texto, funções de tradução e mais. A única desvantagem da versão grátis, são as propagandas que podem ser um pouco invasivas demais.

Radaee PDF Reader (grátis)

12

O Radaee é mais uma opção de leitor leve que pode ser usado para visualizar arquivos PDF. Sendo assim, as funções oferecidas pelo app são mais básicas, incluindo apenas zoom, busca, e seleção de texto. O leitor possui diferentes layouts e também suporta anotações. Apesar de não ser tão completo, o Radaee também está disponível de graça na Play Store.

WPS Office + PDF (grátis)

13

Apesar de ser categorizado mais com um app do segmento office, o WPS Office + PDF também possui recursos interessantes para leitura e visualização de documentos em PDF. Um deles, é a possibilidade de converter vários documentos em PDF ao mesmo tempo e visualizá-los nativamente. Apesar de não possuir tantas funções específicas quanto os concorrentes, o app pode acabar suprindo duas necessidades ao mesmo tempos, a de suíte de escritório e a de leitor de PDF.

Leitor e Editor de PDF Xodo (grátis)

14

O Xodo suporta arquivos PDF e vários outros formatos, incluindo até o .docx do Microsoft Word. Além disso, o app possui recursos de anotações, assinatura, e preenchimento de formulários. O aplicativo também é grátis, e é uma dos poucos leitores de PDF na Play Store que já utilizam o Material Design.

Faltou algum app que você conhece na lista? Deixe a sua sugestão nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome