Descubra como fazer o seu Mac parar de desligar sozinho aleatoriamente

Por Redação

hardware apple

Todo mundo conhece esse drama: você está terminando um relatório importante, assistindo a um filme ou mesmo surfando na web e pronto! Do nada o seu Mac desliga. Na maioria dos casos, isso nunca volta a acontecer, mas às vezes essa situação acaba sendo uma dor de cabeça corriqueira.

Se o seu Mac adquiriu o mau hábito de desligar sozinho, você pode ter um pepino em mãos. Veja abaixo alguns métodos que podem ser a solução do problema para que (possivelmente) isso nunca mais aconteça com você.

1 - Desligou, o que eu faço agora?

Quando seu Mac desliga do nada, a primeira coisa que você deve fazer é o reboot, para imediatamente reiniciá-lo. É necessário que você faça isso porque alguns programas do OS X não fecham corretamente quando o computador apaga de uma vez, sendo necessário uma reinicialização para deixar tudo nos conformes novamente. Depois que você ligar o Mac, o segundo reboot deve ser feito ao clicar em "Reiniciar" no menu da Maçã.

2 - Reiniciando o Controlador de Gerenciamento de Sistema

Infelizmente, só fazer isso pode não resolver seu problema. A Apple recomenda que os usuários resetem o Controlador de Gerenciamento de Sistema (ou SMC, na sigla original), um subsistema da Intel para os computadores Macintosh. Ele tem uma função parecida com o Gerenciador de Unidade de Sistema da Intel para computadores Windows. Em resumo, o SMC controla o gerenciamento térmico e de energia do seu computador, assim como o carregamento de bateria, mudança no modo de vídeo, hibernar e despertar, e luzes de LED.

Antes de resetar o SMC, é importante que você siga o passo a passo:

1. Pressione Cmd + Option + Esc para forçar o fechamento de qualquer programa que não esteja respondendo;

2. Coloque seu Mac para dormir ao selecionar a opção "Sleep" no menu Apple. Acorde o computador depois que ele entrar em modo stand-by;

3. Reinicie seu Mac ao escolher "Reiniciar" no menu Apple;

4. Desligue seu Mac ao escolher "Desligar" no menu Apple;

5. Se seu Mac não estiver respondendo, force-o a desligar apertando o botão de liga/desliga por 10 segundos. Porém, você perderá qualquer trabalho não salvo.

3 - Hora de resetar

Os próximos passos irão depender do tipo de sistema que você tem, ou seja, se a bateria do seu Mac é removível ou não. Se a bateria NÃO for removível:

1. Desligue o Mac;

2. Plugue o MagSafe ou cabo de energia USB-C em uma tomada e no seu Mac;

3. Pressione Shift + Control + Option no lado esquerdo do teclado e o botão de liga/desliga ao mesmo tempo;

4. Solte todas as teclas e depois pressione novamente o botão de liga/desliga para ligar o Mac.

Se a bateria for removível:

1. Desligue o Mac;

2. Desconecte o adaptador de energia MagSafe do Mac;

3. Remova a bateria;

4. Pressione e segure o botão de liga/desliga por 5 segundos;

5. Reconecte a bateria e o MagSafe;

6. Aperte o botão de liga/desliga para ligar o Mac.

Para iMac, Mac mini, Mac Pro e Xserve:

1. Desligue o Mac;

2. Desconecte o computador da tomada;

3, Espere 15 segundos;

4. Coloque o aparelho novamente na tomada;

5. Espere cinco segundos, e então pressione o botão liga/desliga para ligar o Mac.

4 - Cuidando do seu Mac

Embora os computadores da Apple sejam duráveis por anos, ao longo do tempo eles podem desenvolver problemas. Então, ficar de olho em alguns pontos pode ser muito bom para você. Uma das primeiras coisas a serem observadas é a bateria do dispositivo.

Baterias recarregáveis não duram para sempre, e o uso da bateria do seu MacBook é contado em ciclos de carregamento. Cada bateria só funciona bem por um certo número de ciclos. 

Mac - bateria

Você pode ver o ciclo atual da sua bateria ao pressionar a tecla Option e clicar no menu Apple. Escolha a opção para abrir o Sistema de Informação. Sob a sessão Hardware na janela, selecione Power. Na aba "Battery Information", você poderá ver o atual ciclo.

O número máximo de ciclos varia de modelo a modelo. Os primeiros Macs contavam apenas com 300 ciclos, enquanto modelos mais novos duram até 1.000 ciclos. Um ciclo de carregamento utiliza toda a bateria do aparelho. 

5 - Lendo logs

Quanto menos você precisar carregar sua bateria, mais tempo ela deve durar e mais saudável seu computador permanecerá. Seguindo essa lógica, programas que utilizam muito a bateria do seu Mac podem causar danos.

A maneira mais fácil de conferir qual softwares utilizam muito da sua bateria é ir no ícone de bateria na barra superior do lado direito. Ao clicar, você pode ver na aba "Apps Using Significante Energy" os programas que estão sugando bastante energia da bateria.

Mac - bateria

Também é possível monitorar o uso do seu Mac através do Monitor de Atividade, que mostra aplicações e serviços que estão usando bastante a CPU do dispositivo. Vá em Applications > Utilities > Activity Monitor. Preste atenção nos itens abaixo das sessões CPU e Energy. Se os números forem muito grandes, isso significa problema.

6 - Calibrando a bateria do MacBook

Se você usa um MacBook, deveria saber que a bateria dele deve ser calibrada pelo menos uma vez por mês. De acordo com a Apple, MacBooks, MacBooks Pro e MacBooks Air lançado depois da metade de 2009 já são pré-calibrados e não precisam passar por esse processo.

7 - Entre em contato com a Apple

Se mesmo depois de executar todos esses passos o seu Mac continuar desligando aleatoriamente, é melhor você levar seu equipamento para uma assistência autorizada.

Via Make Use of

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome