Como baixar vídeos do YouTube no seu smartphone Android

Por Sérgio Oliveira RSS

YouTube no Android

As plataformas de vídeo sob demanda como o YouTube, Netflix e Amazon Video estão deslanchando nos quatro cantos do mundo e muito desse sucesso é devido às conexões sem fio e às redes de dados estarem cada vez mais populares. Apesar disso, ainda tem muita gente que sofre com conexões lentas e franquias de dados limitadas e não tem como curtir seus vídeos favoritos sem antes baixar eles para o computador, tablet ou smartphone.

E é justamente dessa necessidade que surge a pergunta: afinal de contas, como baixar vídeos do YouTube para o meu celular Android?

Essa já foi uma questão fácil de responder, mas tem um tempo que o Google proíbe a publicação na Play Store de aplicativos que ajudem o usuário a fazer o download dos vídeos do YouTube. Basta uma rápida busca na loja virtual de aplicativos para ver que há inúmeros apps que fazem esse serviço para o DailyMotion, Vimeo e outras plataformas, mas nenhum para o YouTube.

Mesmo assim há uma maneira oficial e outra extraoficial de baixar aquele vídeo que você tanto quer ver no ônibus, no metrô ou numa viagem sem ter de gastar seu pacote de dados. Vamos dar uma olhada em cada uma delas?

YouTube Go - a maneira oficial

Anunciado em 2016, o YouTube Go é o app oficial do Google para quem sofre com conexões 3G/4G lentas e que mesmo assim quer assistir a vídeos publicados no site. Na Play Store, ele pode ser encontrado neste link, mas por enquanto consta como "não publicado", o que impede que o público em geral faça o download.

Por sorte, a APK do YouTube Go está disponível para ser baixado em fontes confiáveis, como o APK Mirror, e você pode testá-lo. Antes de prosseguir, porém, lembre-se de liberar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas no menu "Configurações" -> "Segurança" do seu Android.

Antes de instalar APKs, permita que seu Android instale aplicativos de fontes desconhecidas nas configurações de segurança do sistema
Antes de instalar APKs, permita que seu Android instale aplicativos de fontes desconhecidas nas configurações de segurança do sistema (Captura de tela: Sergio Oliveira) 

Com seu dispositivo devidamente configurado, faça o download da APK e abra o YouTube Go. Perceba que o visual é muito parecido com o do app original do YouTube, mas com menos recursos de navegação e busca.

Interface do YouTube Go se assemelha bastante à interface do app oficial, mas com menos opções de navegação

Interface do YouTube Go se assemelha bastante à interface do app oficial, mas com menos opções de navegação (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Faça a pesquisa pelo vídeo que você quer baixar para o seu Android e toque sobre ele. Neste momento, um pop-up aparecerá pedindo para você selecionar a resolução do vídeo que será baixado. E é aqui que o YouTube Go revela seu ponto fraco. O app limita a qualidade do vídeo, que só pode ser baixado na resolução básica ou padrão. Nada de Full HD ou HD aqui, infelizmente.

Depois de achar o vídeo que quer baixar, o usuário se depara com essa tela na qual pode escolher a qualidade do vídeo que será baixado e conferir quanto espaço de armazenamento ele vai exigir
Depois de achar o vídeo que quer baixar, o usuário se depara com essa tela na qual pode escolher a qualidade do vídeo que será baixado e conferir quanto espaço de armazenamento ele vai exigir (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Outro ponto negativo é que, por estar em fase beta, o YouTube Go ainda tem algumas limitações bastante inconvenientes. Por exemplo, aparentemente o app exige que o criador de conteúdo libere o download dos vídeos em alguma configuração misteriosa no Estúdio de Criação -- algo que ainda não exatamente claro como funciona. Por causa disso, ainda são poucos os vídeos que o usuário consegue baixar. Quem não manja de inglês também pode ter alguma dificuldade, já que o app só está disponível em inglês.

Apesar desses contratempos, o YouTube Go pode ser uma opção atraente principalmente para aqueles que preferem agir dentro das regras do Google e do YouTube. Mas se você não quer saber disso e prefere ter vídeos em Full HD e fazer as coisas do seu jeito, tem um jeito "extraoficial" de baixar os vídeos do YouTube para o seu Android.

TubeMate - o método alternativo

Outrora um dos apps mais baixados da Play Store, o TubeMate acabou sendo banido e agora é encontrado às margens da loja oficial de apps do Android. Apesar disso, não há nada de errado com ele, que continua sendo a principal alternativa para quem quer baixar vídeos do YouTube.

No site oficial, os usuários acham a APK do TubeMate para download e podem instalá-lo sem grandes problemas. Apenas lembre-se de permitir que seu Android instale aplicativos de fontes desconhecidas seguindo os passos explicados anteriormente.

Depois disso, abra o TubeMate e perceba que ele segue na verdade serve de frame para o site mobile do YouTube. Aqui você pode fazer login com suas credenciais do Google, visualizar suas inscrições e tudo o mais.

Interface do TubeMate é, na realidade, o site mobile do YouTube
Interface do TubeMate é, na realidade, o site mobile do YouTube (Captura de tela: Sergio Oliveira) 

Agora basta procurar pelo vídeo que você quer baixar e tocar sobre ele. Na tela que abrir, toque sobre a seta verde para baixo que fica na parte superior direita do TubeMate para fazer o download do vídeo.

Ao encontrar o vídeo que pretende baixar para o seu Android, basta tocar na seta verde para baixo que fica ali no canto superior direito
Ao encontrar o vídeo que pretende baixar para o seu Android, basta tocar na seta verde para baixo que fica ali no canto superior direito (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Feito isso, o TubeMate vai exibir uma janela de seleção para você escolher a qualidade do vídeo que será feito o download. São diversas as opções, que vão desde o Full HD a apenas o áudio, ideal para quem quer baixar apenas a música de um vídeo. Escolha a sua preferência e toque no ícone "Baixar" na parte inferior.

Usuário ainda pode selecionar a qualidade do vídeo que será baixado, escolhendo entre opções que vão desde o Full HD até apenas o áudio
Usuário ainda pode selecionar a qualidade do vídeo que será baixado, escolhendo entre opções que vão desde o Full HD até apenas o áudio (Captura de tela: Sergio Oliveira) 

Pronto, agora o vídeo está sendo baixado e você pode conferir o progresso do download na bandeja de notificações do seu Android. Após o término, é só curtir ele quando e onde quiser, sem depender da Wi-Fi ou da rede de dados móveis.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome