Aprenda a criar seus próprios ringtones para o Android

Por Redação

Android

Então quer dizer que você tem um novo Android em mãos e já personalizou ele de cabo a rabo. Porém, você não tá a fim de utilizar os toques que vieram no sistema, não é? Então, para sua felicidade, saiba que existem algumas maneiras de criar os seus próprios toques de celular.

O processo de fazer toques para serem utilizados sempre que alguém te liga, ou você recebe uma mensagem, é bem fácil. Você pode criar toques diretamente do seu celular ou com ajuda da internet ou de um computador. Depois de ter o toque em mãos, tudo o que você precisa fazer é colocá-lo na pasta correta.

Antes de começar a brincadeira, é necessário que você saiba que só é possível criar ringtones com arquivos que você realmente tenha, e não via streaming na internet. Mesmo canções baixadas para reprodução offline (como no Google Play Music ou Spotify) não podem ser editadas, então você deve ter acesso às músicas que você quer transformar em toque.

1 - Faça o seu ringtone diretamente da internet

Se por um lado você pode precisar de softwares, encoders, e várias outras ferramentas para editar arquivos, fazer o mesmo processo via internet pode ser bem mais rápido e fácil. A rede mundial de computadores oferece diversas ferramentas para corte de arquivos de áudio, mas nesse tutorial utilizaremos o site mp3cut.net. Ele é um bom candidato, pois permite que o usuário selecione o arquivo do próprio computador e também tem opção de sincronização com o Google Drive, Dropbox ou uma URL customizada. 

Na tela inicial, escolha a opção "Abrir arquivo" para escolher uma música do seu computador, ou as opções "Google Drive", 'Dropbox" ou "URL" para utilizar canções de uma dessas fontes.

mp3cut.net

Após a canção ser selecionada, um player será aberto para que você selecione a parte da música que você quer transformar em ringtone. A plataforma também oferece opções de "fade in" e "fade out" caso o trecho que você escolheu comece ou termine muito abruptamente. 

Recomendamos que você salve seu ringtone no formato .mp3, mas se por alguma razão você quiser salvar em outro formato, você pode escolher entre .amr, .wav e .aac. Quando finalizar a seleção de trecho de música e formato de arquivo, clique em "Cortar".

mp3cut.net

Depois que o site fizer sua mágica, a última tela oferecerá a opção de download da faixa ou compartilhamento para Google Drive ou Dropbox. Salve da maneira que achar mais conveniente.

mp3cut.net

Agora com seu novo toque pronto só esperando para ser usado, você pode pular para a última sessão do tutorial e descobrir como colocá-lo no Android.

2 - Criando toques via Audacity

Outra solução gratuita é utilizar o software Audacity para criar o seu ringtone. O Audacity é um editor de áudio gratuito para múltiplas plataformas. Após instalar o programa, é necessário que você baixe o encoder LAME para que arquivos .mp3 possam ser exportados no programa (você pode baixá-lo aqui).

Para criar o seu ringtone, vá em Arquivo > Abrir e selecione o arquivo .mp3 que você quer transformar em toque. 

Audacity

Uma vez aberto, o Audacity irá escanear o arquivo e abri-lo no editor. Assim como na ferramenta online, você pode selecionar com o cursor a parte da música que você quer utilizar como ringtone. 

Audacity

Outra opção é digitar manualmente onde você quer que a seleção comece e termina no campo "Início da seleção" e "Fim". Depois que escolher a parte que quer utilizar como ringtone, vá em "File" e escolha a opção "Exportar áudio selecionado".

Audacity

Nomeie o arquivo do ringtone de maneira que o arquivo original não seja sobreescrito. Selecione .mp3 como tipo de arquivo e clique em "Save".

3 - Use o Ringtone Maker no seu celular

Se você quer resolver tudo diretamente no celular, não é necessário utilizar o computador para criar um ringtone, você pode fazer isso no seu próprio Android. 

Graças a um aplicativo criado "Ringtone Maker" você pode criar facilmente seus toques de celular. Após abrir o app, ele deverá detectar todos os arquivos .mp3 que você tem salvo no seu celular. Escolha a canção que você quer transformar em ringtone e clique na seta ao lado. No menu que irá abrir, selecione a opção "Edit".

Ringtone Maker

Com o editor aberto, você pode selecionar a parte que quer transformar em ringtone, da mesma maneira feita via internet ou no Audacity.

Ringtone Maker

Após escolher o trecho, clique na imagem de um disquete no topo da tela. Isso irá abrir uma tela para salvar o arquivo, onde você poderá escolher o nome que será salvo e o tipo de salvamento, como ringtone, alarme, notificação ou música.

Ringtone Maker

Depois que o arquivo estiver salvo, você pode escolher transformá-lo em seu ringtone padrão, adicioná-lo a um contato ou compartilhar dentro do aplicativo. O app Ringtone Maker irá salvar automaticamente o arquivo na localização correta, geralmente Configurações > Sons.

Ringtone Maker

4 - Como transferir arquivos para o celular

Se você não utilizou o Ringtone Maker para criar seu ringtone, existe mais um passo para transferir seu ringtone para o Android. Existem algumas maneiras para completar o processo: via USB ou por meio de algum serviço de armazenamento online como Google Drive ou Dropbox.

Se você estiver transferindo o arquivo via USB, apenas crie uma nova pasta chamada "Ringtones" na raíz do cartão de armazenamento do seu celular e então copie e cole o seu toque dentro da pasta. Pronto!

Se você decidir transferir o arquivo de áudio via serviço online, é só salvar o toque na pasta Ringtones do celular. Se ela não existir, crie-a.

Então, vá até Configurações > Sons > Ringtone do celular e escolha o ringtone que você criou. Se o ringtone não aparecer, reinicie o aparelho e ele deve aparecer.

gora você pode utilizar aquela sua música preferida com toque! Aproveite!

Via How to Geek

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome