Vivo lidera mercado de M2M no Brasil

Por Redação | 27 de Abril de 2016 às 20h27
photo_camera Assessoria Telefônica Vivo

M2M (Machine-to-Machine), para quem não sabe, é a comunicação de máquina para máquina. É uma tecnologia que vai além de uma conexão ponto-a-ponto, conectando-se a milhões de dispositivos através de uma rede. E a grande estrela do momento nesse quesito é a Vivo: o reconhecimento como líder no mercado de M2M para a marca é resultado de um crescimento consistente de vendas desde 2012.

A conquista aconteceu em fevereiro quando a Vivo atingiu o volume de 4,35 milhões de conexões, o equivalente a uma participação de 37,84% de market share (dados do último informe da Anatel).

Vivo conquista a liderança no mercado de M2M

Performance

Entre os fatores de destaque estão:

- Portfólio específico para M2M;

- Estrutura comercial dedicada;

- Suporte ao cliente e pós-venda especializados;

- Qualidade reconhecida da rede de comunicação da operadora.

No ano de 2012, em junho, a Anatel iniciou um acompanhamento do segmento e, nesta época, a Vivo era a última colocada entre os quatro grandes players. Estes dados mostram a grande ascensão da empresa. “Para a Vivo, o M2M é uma linha de negócio estratégica e, por isso, vem demonstrando sua capacidade de responder às necessidades dos clientes nesse mercado”, garante a vice-presidente de B2B, Surya Mendonça.

Muito do diferencial da marca se deu a uma estratégia de crescimento que veio com a organização de uma estrutura comercial dedicada e uma equipe de especialistas em M2M nas áreas de pré-vendas, suporte ao cliente e pós-venda. “Dentro da cadeia comercial, temos recursos que olham especificamente para essa tecnologia”, destaca a vice-presidente Mendonça.

O portfólio diversificado junto aos setores inovadores também foi determinante, adicionando plataformas de gestão do parque, com estruturação de controles e relatórios, que lhe permitiu atuar em mercados tradicionais, como o de meios de pagamento, rastreamento e de segurança, por exemplo.

Internet das Coisas (IoT)

O Brasil já é um dos principais mercados globais, segundo estudo do GSMA, e continuará com alta relevância nos próximos anos, o que desperta, por exemplo, a atenção de diversos players globais de Internet das Coisas. Neste mercado de IoT, de acordo com o mesmo estudo, as perspectivas são promissoras para o Brasil, com previsão de que o país chegue a 41,9 milhões de conexões M2M no ano de 2020.

No ano passado, a mais nova líder Vivo lançou o Global SIM Telefônica no Brasil que permite que as empresas implementem, gerenciem e rentabilizem serviços baseados em Internet das Coisas em qualquer lugar do mundo e, para 2016, a meta é impulsionar a plataforma Smart Center M2M – rapidamente configurada para necessidades específicas dos clientes na intenção de levar valor agregado, eficiência e facilidade para o crescimento do negócio desta pessoa.

E as montadoras, seguradoras, oficinas, concessionárias, integradores e fabricantes de dispositivos não ficam de fora dos avanços. A Vivo está de olho no mercado de carros conectados e está desenvolvendo um portfólio de produtos e serviços específicos para atender este ecossistema.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.