Siga o @canaltech no instagram

Uruguai é o primeiro país da América Latina a instalar uma rede 5G

Por Rafael Rodrigues da Silva | 10 de Abril de 2019 às 20h10

Em comunicado para a imprensa enviado nesta quarta-feira (10), a 5G Americas (Associação da Indústria de Telecomunicações e Voz para a 5G nas Américas) parabenizou o Uruguai por se tornar o primeiro país da América Latina a implantar uma rede de dados 5G em seu território.

O anúncio da implantação da primeira rede 5G no vizinho brasileiro ocorreu na terça-feira (9), quando a presidência do Uruguai informou que a operadora estatal Antel instalou uma rede 5G com serviço comercial na localidade balneária de La Barra e no município de Nueva Palmira. A operadora detalhou que ambas as bases de 5G habilitadas utilizam espectro radioelétrico de 800 MHz na banda de frequências de 28 MHz.

Com o anúncio, o Uruguai se torna não apenas o primeiro país da América Latina a instalar uma rede 5G, mas o segundo de toda a América a possuir uma dessas redes em seu território, já que além dele apenas os Estados Unidos já possuem redes 5G funcionando de maneira comercial em algumas regiões.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

José Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, acredita que logo a rede deverá se tornar comum em outros países da região, mas afirma que isso só será possível com o apoio governamental em questões chave para o progresso dessa tecnologia, como na identificação, limpeza e alocação das novas frequências de espectro radioelétrico que serão utilizados por estas redes, a eliminação das demoras na obtenção de permissões para a construção das infraestruturas dessas redes, e em facilitar o acesso da população a dispositivos que dão suporte ao sinal de 5G.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.