TIM expande cobertura 4G na frequência de 700 MHz para mais seis capitais

Por Redação | 30 de Junho de 2017 às 18h58

Depois de ter sido a primeira operadora a ativar a rede 4G na faixa de 700 MHz no Brasil, a TIM agora está expandindo essa cobertura para mais seis capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Macapá (AP) e Rio Branco (AC). A empresa também liberará esse sinal em todas as cidades em que houve o desligamento do sinal analógico.

Ativar a conexão 4G na faixa de 700 MHz permite um maior alcance de sinal e aumento da velocidade, proporcionando uma melhora na experiência dos usuários. Pelo fato de se tratar de uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura chega a ser até quatro vezes maior, em comparação com aqueles que funcionam na frequência de 2600 MHz, além de ter uma melhor penetração em ambientes internos.

Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, contou que “em Fortaleza e Recife esperamos aumentar nossa cobertura 4G indoor de 50% para mais de 95%”. De acordo com o executivo, “isto garante a qualidade na conexão de dados onde quer que o cliente esteja”. Em Brasília, houve um crescimento de 60% do tráfego 4G em menos de um mês após a implementação, e o percentual de clientes conectados na rede de quarta geração cresceu mais de 30% no período.

Além desses benefícios, ativar o 4G na faixa de 700 MHz permite a adoção da tecnologia carrier agregation em duas ou até três frequências, e a TIM foi a pioneira no uso dessa tecnologia no Brasil. Atualmente, a carrier agregation já faz parte de todos os elementos da rede da operadora que possuam mais de uma frequência (não valendo apenas para as regiões onde o RAN Sharing conta com equipamentos de outra operadora).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.