Telefônica/Vivo investirá R$ 24 bi até 2019 com foco em fibra, 4G e dados

Por Redação | 22 de Fevereiro de 2017 às 19h19

A Telefônica/Vivo sentiu os reflexos da crise econômica brasileira em 2016, mas conseguiu fechar o ano um um pequeno alívio. Isso graças ao foco em receita de dados, fibra óptica e 4G. Para o CEO da empresa, Eduardo Navarro, investir em dados é a próxima tendência de mercado, já que em 2017 a empresa prevê crescimento de dois dígitos no setor. O objetivo é otimizar o Capex, um investimento de R$ 24 bilhões entre 2017 e 2019.

Outra boa notícia para este ano é a liberação da frequência de 700 MHz para o 4G, que ocorrerá em algum momento de 2017. Navarro comentou, durante conferência com acionistas nesta quarta-feira (22), que nos próximos meses deve lançar o LTE em Brasília e, em seguida, em São Paulo. A faixa também está cotada para chegar ao Nordeste e a cidades pequenas.

Quanto ao mobile, a Telefônica/Vivo aposta na estratégia de migração da base pré-paga para os planos controle e pós-pago, e não necessariamente em ganhar novos clientes vindos da concorrência. "Acho que temos sido bem sucedidos em migrar clientes do pré-pago para o híbrido, a estratégia é essa. Meu competidor (a TIM) está indo bem nisso também, vamos focar na nossa própria base em vez de tentar capturar dos competidores", conta.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O executivo afirma também que ainda é cedo para estimar impacto na nova legislação, que vai ocorrer após eventual sanção do PLC 79/2016, que altera o modelo de concessões para autorizações. Mas ele espera que isso não altere muito o Capex da operadora, já que o foco agora é na fibra, na TV e nos serviços móveis. "Acho que o impacto deverá ser no Opex, por conta de obrigações, como manutenção. Mas é muito cedo para falar em impactos", conclui.

Fonte: Convergecom

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.