Telefonica une forças com SigFox para impulsionar IoT na América Latina

Por Redação | 22 de Fevereiro de 2017 às 17h12

A Telefônica anunciou uma uma parceria com a Sigfox, multinacional especializada em soluções machine to machine (M2M), para acelerar seu desenvolvimento de soluções para Internet das Coisas (IoT) na América Latina, uma oportunidade para o futuro na região.

Segundo destacaram as empresas em comunicado, o acordo envolve a integração das soluções de baixa potência (LPWA) da empresa francesa na plataforma de conectividade gerenciada da Telefônica, com o objetivo de "acelerar a inovação IoT no mercado".

Em comunicado, as empresas afirmaram que a combinação de esforços resultará em mais benefícios para os clientes corporativos e também consumidor final com interesse em IoT significará que os clientes "podem se beneficiar do melhor dos dois mundos quando desenvolvem novas soluções IoT".

A Telefônica – que é acionista da Sigfox – utilizará os produtos de baixo consumo para desenvolver seus próprios sistemas IoT, com recursos omo a integração de dispositivos, coleta e gerenciamento de dados.

Neste início de parceria, as empresas estão discutindo formas de oferecer lançamentos de IoT em massa na Europa e na América Latina, como o rastreamento de ativos e a medição inteligente.

A estratégia da Telefônica se alinha com o discurso feito pelo presidente anterior da operadora no país, Amos Genish, durante a Futurecom 2016. Genish afirmou que as operadoras precisam mudar seus modelos de negócios além dos serviços tradicionais, e o IoT será um destes caminhos.

Para reforçar esta mudança de posicionamento, a empresa deverá desligar parte de sua infraestrutura de legado. Essa redução nos investimentos poderá afetar até o 3G, serviço que representa a maior parte da base atual de clientes da operadora. Segundo Genish, essa mudança é consciente, já que será preciso basear seus serviços de próxima geração em estruturas com maior capacidade de transmissão, como 4G, 5G e fibra.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.