Telefónica fecha parceria com Ericsson para desenvolvimento do 5G

Por Redação | 18.02.2016 às 09:52 - atualizado em 18.02.2016 às 10:58

A espanhola Telefónica e a sueca Ericsson fecharam uma parceria nesta semana que tem como principal objetivo desenvolver a tecnologia de rede móvel 5G bem como produtos e serviços. Ambas as empresas apoiarão projetos com foco nos programas 5G PPP e ETP Networld 2020 promovidos pela Comissão Europeia através do programa Horizon 2020, que tem como meta o estabelecimento de tecnologias para a próxima década.

A recente criação do primeiro laboratório de excelência de 5G da unidade de inovação da Telefónica, a Telefónica I+D, e do Instituto de redes IMDEA, na Espanha, são algumas das iniciativas da parceria. O novo laboratório, apelidado de 5TONIC, tem como função criar um ecossistema aberto para inovação e pesquisa. A Ericsson é pioneira em aderir à iniciativa como parte de seu programa de 5G no continente europeu.

Juntas as empresas farão estudos de caso, requisitos e cenários de implantação do 5G tanto por meio de sistemas sem fio quanto baseado em uma arquitetura de rede virtualizada. No Brasil, a Ericsson já realiza pesquisas do 5G e internet das coisas em parceria com a América Móvil, representada pela Claro. Além disso, diversas instituições educacionais apoiam e auxiliam nas pesquisas, como a Universidade de São Paulo, a Universidade de Campinas e a Universidade Federal do Ceará.

Via Telesíntese

Fonte: http://www.telesintese.com.br/ericsson-e-telefonica-fecham-parceria-para-desenvolver-5g/