Sinal analógico de TV é desligado em Santos e municípios da Baixada Santista

Por Redação | 20 de Dezembro de 2017 às 10h07
photo_camera Notícias ao Minuto

Moradores de Santos (SP) e municípios da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Monguagá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente) tiveram o sinal analógico de televisão desligado nesta quarta-feira (20). Com isso, mais de 631 mil pessoas passam a receber exclusivamente o sinal digital do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização (Gired).

Vanda Nogueira, secretária de Radiofusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), diz que o desligamento aconteceu dentro do cronograma. "O Gired flui bem hoje em dia. Virou rotina o desligamento das cidades. Em termos populacionais, já são 67 milhões de pessoas com sinal digital nas suas casas", comenta.

O fim do sinal analógico aconteceu conforme as regras da Portaria nº 378/2016, que exige o índice mínimo de 93% de casas com acesso ao sinal digital. Até então, em todo o Brasil, quase 6,8 milhões de kits com conversores digitais foram distribuídos às famílias de baixa renda.

"Conseguimos alcançar os resultados deste ano. O desligamento chegou a milhões de pessoas no Brasil cumprindo o cronograma definido pelo ministério", comentou Vitor Menezes, presidente-substituto do Gired. Ele também prevê que, em 2018, mais de 55 milhões de pessoas terão o sinal digital em suas casas. O Gired deve ser responsável pela distribuição de mais 6 milhões de kits gratuitos.

Os kits de conversores digitais podem ser solicitados pelo site Seja Digital.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.