Sinal analógico de TV é desligado em Santos e municípios da Baixada Santista

Por Redação | 20 de Dezembro de 2017 às 10h07
Notícias ao Minuto

Moradores de Santos (SP) e municípios da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Monguagá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente) tiveram o sinal analógico de televisão desligado nesta quarta-feira (20). Com isso, mais de 631 mil pessoas passam a receber exclusivamente o sinal digital do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização (Gired).

Vanda Nogueira, secretária de Radiofusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), diz que o desligamento aconteceu dentro do cronograma. "O Gired flui bem hoje em dia. Virou rotina o desligamento das cidades. Em termos populacionais, já são 67 milhões de pessoas com sinal digital nas suas casas", comenta.

O fim do sinal analógico aconteceu conforme as regras da Portaria nº 378/2016, que exige o índice mínimo de 93% de casas com acesso ao sinal digital. Até então, em todo o Brasil, quase 6,8 milhões de kits com conversores digitais foram distribuídos às famílias de baixa renda.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Conseguimos alcançar os resultados deste ano. O desligamento chegou a milhões de pessoas no Brasil cumprindo o cronograma definido pelo ministério", comentou Vitor Menezes, presidente-substituto do Gired. Ele também prevê que, em 2018, mais de 55 milhões de pessoas terão o sinal digital em suas casas. O Gired deve ser responsável pela distribuição de mais 6 milhões de kits gratuitos.

Os kits de conversores digitais podem ser solicitados pelo site Seja Digital.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.