SAP vai criar solução de Big Data para empresas de telecomunicações

Por Redação | 04 de Maio de 2015 às 14h24

Se existe um setor que, sem dúvida nenhuma, lida com um volume absurdo de dados, é o de telecomunicações. E é justamente pensando nisso que a SAP está desenvolvendo uma nova solução de Big Data específica para esse segmento, com base em sua plataforma de computação nas nuvens já existente, a HANA Cloud.

O objetivo da companhia é simplificar a infraestrutura de TI das empresas do ramo e promover a inovação nesse mercado, por meio da análise e processamento dos dados em tempo real. Para a SAP, o mercado de telecomunicações está não apenas saturado, mas também é hiperconectado, e esse segundo aspecto oferece boas oportunidades para quem souber lidar com os gigantescos volumes de informação que são gerados em tempo real.

Entre os focos principais estão, por exemplo, o uso mais eficiente de redes e operações, de forma a reduzir os custos e entregar sistemas que atendam da melhor forma possível às necessidades dos clientes. E isso, de acordo com a companhia, somente será possível com o uso de Big Data. A SAP promete que a solução SAP Hana, funcionando ao lado do sistema de armazenamento Apache Hadoop, é capaz de processar até 100 petabytes de dados, independentemente de como a estrutura está montada.

Os resultados esperados por Theo Pappas, que é vice-presidente de indústrias estratégias da desenvolvedora de software, são uma redução na rotatividade de clientes e uma maior retenção, além, é claro, de um aumento na receita. “A necessidade de acessar, controlar e interpretar gigantescos volumes de dados nunca foi tão grande”, afirmou. “É por isso que queremos tornar mais ágil o acesso das operadoras de telecomunicações às soluções de Big Data”.

Os clientes interessados poderão rodar o sistema tanto localmente, em seus próprios servidores, ou completamente à distância, na nuvem. Se preferirem, opções híbridas também estão disponíveis, com a própria SAP facilitando essa implementação e ajudando os diretores de tecnologia na conversão para as novas tecnologias.

Fonte: SAP

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.