Publicidade

Rock in Rio | Evento tem antenas 5G discretas bem no meio do público

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação/Aproach
Divulgação/Aproach
Tudo sobre TIM

Neste ano, a TIM estreia como patrocinadora oficial de conexão de internet do Rock in Rio e, para oferecer redes móveis, a operadora instalou 25 antenas de rede de quinta geração na Cidade do Rock. Isso significa que chega de testes: temos o primeiro Rock in Rio 5G da história. A instalação das antenas, porém, é discreta, mesmo bem no meio do público.

A TIM conta que fez um grande investimento em infraestrutura na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca (RJ), para oferecer a novidade pela primeira vez no evento. A operação contou com o posicionamento de mais de 35 antenas de conexão, sendo 25 delas para a tecnologia 5G e outras 10 para reforçar o 4G nos mais de 385 mil metros quadrados da Cidade do Rock.

Há dezenas de antenas — discretamente adornadas com banners que trazem a marca ou o mapa do evento — e outros pontos de conexão, como o par de antenas nas laterais do Palco Mundo, escondidas dentro das torres do banco Itaú. Há também antenas suspensas para o público que acompanhará os shows no palco principal.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A operadora apostou no que chamou de “infraestrutura sustentável” e com “menor impacto visual”, fazendo as antenas se misturarem ao ambiente em soluções de tamanho reduzido. Ainda de acordo com a TIM, todas as áreas da Cidade do Rock foram tratadas como microcidades, cada uma com a sua estimativa de público, para delimitar o espaço de alcance de cada antena e permitir a melhor experiência de uso 5G e 4G.

5G no Rock in Rio

Uma das grandes vantagens do 5G em um ambiente como o Rock in Rio é suportar muitos acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos ao mesmo tempo com qualidade de navegação. Isso transforma a experiência em lugares com grandes multidões e faz a alegria de youtubers e influencers com conexões mais robustas para redes sociais, transmissões ao vivo e upload de áudio e vídeo.

Contudo, a proximidade com as antenas na Cidade do Rock é um benefício apenas dos usuários da operadora. Clientes de demais companhias de telecomunicações contam com os esforços externos (fora da Cidade do Rock) de cada fornecedora de redes móveis.

“Os clientes TIM que tiverem um aparelho 5G terão acesso automático à nova rede. Mas, sabemos que ainda são os primeiros passos e, por isso, teremos também uma rede 4G robusta no festival, para que todos os usuários possam utilizar plenamente os seus smartphones (4G)”, explica o CEO da TIM, Alberto Griselli.

Homero Salum, diretor de engenharia da TIM Brasil, lembra que o 5G no Brasil ainda está nos primeiros passos, mas que a quinta geração de redes veio para ficar. “A expectativa é de que pelo menos 10% do público já esteja conectado ao 5G”, espera.

O estande TIM no Rock in Rio

Quem estiver presente em um dos sete dias de evento pode visitar o estande da TIM no Rock in Rio. Com 450 metros quadrados e três andares, a construção tem vista privilegiada para o Palco Mundo em um dos terraços mais disputados do evento.

Continua após a publicidade

Quem topar enfrentar filas pode experimentar a principal atração do espaço: um sobrevoo virtual pela Cidade do Rock usando óculos VR com conexão 5G que leva pessoas, presas em uma estrutura suspensa, para um passeio por todos os palcos.

Quem passar por lá pode ganhar brindes e… recarregar seu celular. A operadora conta que também espalhou outros quatro totens com carregadores na Cidade do Rock.

Não custa avisar, há uma loja-conceito na Rock District com degustação de soluções de casa conectada, streaming de música, carregadores e até venda de celular e acessórios.