Publicidade

Redes de fibra ótica são sabotadas na França, diz polícia

Por  | 

Compartilhe:
JF Security
JF Security

Redes de fibra óptica de várias operadoras foram sabotadas na França, país que sedia os Jogos Olímpicos. De acordo com autoridades locais, trata-se de uma rede de atos de vandalismo com extensão nacional.

A capital Paris, onde ocorre grande parte das atividades olímpicas, não foi afetada diretamente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, a cidade de Marselha, que fica na região sul e abriga as competições de futebol e vela, está entre os locais atingidos. Diversos cabos foram cortados nessa parte do país, além de ações de sabotagem perto de Paris.

Foram relatados cortes e interrupções em serviços de internet por fibra óptica, além da telefonia fixa e móvel.

No total, seis departamentos administrativos registraram problemas em redes das operadoras SFR e Bouygues Telecom — afetando cerca de 11 mil pessoas, segundo estimativas da agência reguladora de telecomunicações francesa (ARCEP).

Até o momento, não foi confirmada a motivação dos ataques. A secretária de Estado para assuntos digitais, Marina Ferrari, condenou os atos ao defini-los como “covardes e irresponsáveis”.

Ataque a trens foi registrado no fim de semana

Na última sexta-feira (26), dia em que aconteceu a cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas, outro ataque a redes de fibra ótica causou paralisações em linhas de trem de alta velocidade em Paris.

Com atrasos e cancelamentos nas viagens, estima-se que mais de 800 mil pessoas tenham sido prejudicadas, de alguma forma, pelas ações criminosas.

Continua após a publicidade

Três dias depois dos ataques aos trens, as consequências ainda são sentidas, com atrasos que podem chegar a duas horas. Grande parte das linhas afetadas faz ligações com outras cidades francesas, mas também são realizadas conexões com a Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra.

Fonte: DW