Redes de fibra ótica são sabotadas na França, diz polícia
Por Vinícius Moschen |
Redes de fibra óptica de várias operadoras foram sabotadas na França, país que sedia os Jogos Olímpicos. De acordo com autoridades locais, trata-se de uma rede de atos de vandalismo com extensão nacional.
A capital Paris, onde ocorre grande parte das atividades olímpicas, não foi afetada diretamente.
No entanto, a cidade de Marselha, que fica na região sul e abriga as competições de futebol e vela, está entre os locais atingidos. Diversos cabos foram cortados nessa parte do país, além de ações de sabotagem perto de Paris.
Foram relatados cortes e interrupções em serviços de internet por fibra óptica, além da telefonia fixa e móvel.
No total, seis departamentos administrativos registraram problemas em redes das operadoras SFR e Bouygues Telecom — afetando cerca de 11 mil pessoas, segundo estimativas da agência reguladora de telecomunicações francesa (ARCEP).
Até o momento, não foi confirmada a motivação dos ataques. A secretária de Estado para assuntos digitais, Marina Ferrari, condenou os atos ao defini-los como “covardes e irresponsáveis”.
Ataque a trens foi registrado no fim de semana
Na última sexta-feira (26), dia em que aconteceu a cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas, outro ataque a redes de fibra ótica causou paralisações em linhas de trem de alta velocidade em Paris.
Com atrasos e cancelamentos nas viagens, estima-se que mais de 800 mil pessoas tenham sido prejudicadas, de alguma forma, pelas ações criminosas.
Três dias depois dos ataques aos trens, as consequências ainda são sentidas, com atrasos que podem chegar a duas horas. Grande parte das linhas afetadas faz ligações com outras cidades francesas, mas também são realizadas conexões com a Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra.
Fonte: DW