Rede 5G deve desregulamentar setor de telecomunicações, diz Comissão Europeia

Por Redação | 23.02.2016 às 09:23
photo_camera Divulgação

A evolução das redes móveis pode encontrar um grande obstáculo nas legislações atuais do setor de telecomunicações, isso porque a nova geração tem alguns impasses em relação a alguns dos princípios estabelecidos pelas autoridades para o setor de internet, como a questão da qualidade do serviço, confiabilidade e também a neutralidade da rede. Partindo desta premissa, a Comissão Europeia (CE) desenvolveu recentemente alguns parâmetros bastante rígidos, o que pode até mesmo limitar a evolução de alguns modelos de negócio do setor.

Porém, por outro lado, a mesma CE definiu o desenvolvimento da rede 5G na Europa como prioridade máxima em sua agenda digital. Durante uma conversa na Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, um participante da plateia questionou o comissário da agenda digital da CE Günther Oettinger sobre o conflito entre evolução e regulamentação. Ele foi escorregadio na resposta, sem cravar qualquer caminho de maneira clara, mas disse estar otimista.

"Sou um realista otimista”, comentou. “Nossos parceiros de todo o mundo estão trabalhando em várias questões referentes a neutralidade. Estamos buscando modernizar nossa regulação e legislação. Colhemos comentários no ano passado e estou certo que podemos ser otimistas sobre conseguir modernizar, desregular, e fazer isso no momento certo. Acredito no nosso parlamento”, finalizou.

Fonte: Mobile Time