Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preço da ligação de fixo para celular deve cair mais de 12%, diz Anatel

Por| 06 de Fevereiro de 2018 às 12h00

Link copiado!

Preço da ligação de fixo para celular deve cair mais de 12%, diz Anatel
Preço da ligação de fixo para celular deve cair mais de 12%, diz Anatel
Tudo sobre Anatel

A Anatel anunciou nesta terça-feira (06) uma redução nas tarifas para as ligações entre telefones fixos e celulares de todo o Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, a redução vai gerar economias de até 12% nos telefonemas realizados a partir do dia 25 de fevereiro.

A queda varia de acordo com a operadora utilizada. No caso das ligações locais, por exemplo, a redução mínima será de 10,58%, podendo chegar a até 12,75%. Já para os interurbanos, o valor deve sofrer quedas que vão de 3,98% até 7,41%. Oi, CTBC, Embratel, Sercomtel e Telefônica são as concessionárias de telefonia fixa cujos clientes terão aceso às reduções a partir do final deste mês.

De acordo com a Anatel, as quedas vão acontecer devido a uma redução nas tarifas de interconexão, que permitia a ligação entre os sistemas de duas operadoras diferentes. A contribuição era cobrada devido ao uso da estrutura de uma empresa por outra para realização das chamadas e servia para subsidiar a implementação das redes telefônicas do país.

Na visão da agência, 23,6 milhões de brasileiros devem ser beneficiados pela queda nos preços. É esse o número atual de assinantes de serviço de telefonia fixa no Brasil, um total que vem apresentando queda ao longo dos anos. Ao final de 2017, por exemplo, o total de usuários registrados foi 2,96% menor do que o do ano anterior.

Continua após a publicidade

É uma queda que deve continuar a acontecer, na medida em que os usuários passam a preferir planos móveis que reúnem voz e dados, em prol da telefonia fixa. A redução nos preços pode fomentar um pouco a utilização dessa modalidade pelos brasileiros.

Fonte: Anatel