Pesquisa da Anatel mostra que operadoras menores possuem mais qualidade

Por Redação | 29 de Setembro de 2015 às 09h24

Uma pesquisa divulgada pela Anatel mostra a qualidade percebida pelos usuários de serviços de telecomunicações no ano passado. O levantamento foi feito entre o primeiro e o segundo semestre de 2014 e trata das ofertas de telefonia móvel e de banda larga fixa.

A Anatel entrevistou usuários de planos pré e pós-pagos, dividindo o ranking com base nestas amostras. O resultado é bastante parecido entre as companhias, com exceção das operadoras menores Sercomtel, CTBC e Nextel.

A Sercomtel é a empresa com o menor número de assinantes entre as que participaram da pesquisa. Ela conta com cerca de 60,4 mil pagantes, de acordo com o levantamento mais recente da entidade, e atua apenas na cidade de Londrina, no Paraná.

A CTBC, também conhecida como Algar, possui 1,2 milhão de clientes nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Já a Nextel está presente no Rio de Janeiro e São Paulo e atende a cerca de 2,1 milhões de assinantes.

A Vivo, Tim, Claro e Oi são as quatro operadoras que atendem a maior parte do país, 281,4 milhões pessoas, e juntas tomam conta de 98,6% do mercado. Na liderança estão a Claro e a Vivo, entre clientes pré e pós-pagos, em terceiro ficou a Oi e, por último, a TIM.

Foram mais de 156,6 mil usuários de serviços de telefonia entrevistados com questões como soluções efetivas de reclamações, capacidade dos atendentes, qualidade das orientações, percepções de cobrança, qualidade das conexões e do suporte técnico.

No Serviço Móvel Pessoal, 86,9 mil usuários foram ouvidos entre junho e dezembro do ano passado. Em relação ao serviço pós-pago, a Sercomtel está no topo, ficando à frente da CTBC, Nextel, Vivo, Claro, Oi e TIM, novamente na última colocação. No pré-pago, a Sercomtel aparece novamente na primeira colocação, seguida da CTBC, Claro, Vivo, Oi e TIM.

Em relação à banda larga, no Serviço de Comunicação Multimídia, 69,6 mil clientes com planos de menos ou mais de 2 Mbps foram entrevistados e a Cabo Telecom, que possui aproximadamente 82,4 mil clientes no Rio Grande do Norte, foi a mais bem avaliada. Atrás dela está a TIM, Sercomtel, GVT, Net, Embratel, CTBC, Vivo e Oi.

Fonte: Convergência Digital