Publicidade

Organização oficializa 5G e divulga logo; tecnologia deve chegar em 2020

Por| 09 de Fevereiro de 2017 às 12h38

Link copiado!

Organização oficializa 5G e divulga logo; tecnologia deve chegar em 2020
Organização oficializa 5G e divulga logo; tecnologia deve chegar em 2020

A organização tecnológica de telecomunicações 3GPP regulamentou nesta quarta-feira (08) a próxima geração de rede de dados wireless 5G. Além disso, o grupo divulgou qual será a logo oficial do padrão. Trata-se basicamente de uma "adaptação" da logo antiga do 4G, mas com ondas de sinal verdes.

Apesar da regulamentação, o 5G ainda tem um longo caminho até chegar oficialmente ao mercado. Por enquanto, grandes operadoras de telefonia estão realizando testes com a nova tecnologia para descobrir quais exatamente são as novidades que a 5G trará para o público, e as fabricantes de equipamentos e dispositivos móveis trabalham em aparelhos compatíveis com as altas taxas de transmissão do novo padrão de conexão sem fios.

Além disso, nos Estados Unidos, operadoras como AT&T e Verizon aguardam pela abertura dos leilões para adquirir os direitos de uso do espectro de onda reservado para o novo padrão.

Continua após a publicidade

Não há uma previsão oficial de quando tudo ficará pronto, mas a expectativa é que o 5G comece a ser introduzido no mercado em meados de 2020. Até lá, sabemos apenas que, além da velocidade maior, a tecnologia vai possibilitar a conexão ininterrupta e inteligente entre lugares e dispositivos -- algo essencial em tempos de smart homes e dispositivos de Internet das Coisas.

Fonte: 3GPP