Operadoras de telefonia agora oferecem intérpretes de LIBRAS

Por Redação | 01 de Dezembro de 2017 às 17h50

Atendendo ao Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA) estabelecido pela Anatel, que entra em vidor nesta sexta-feira (1), as operadoras de telefonia que atuam no Brasil estão disponibilizando intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para pessoas com deficiência auditiva.

Os usuários podem acessar os portais das operadoras para realizar videochamadas pelo computador, tablet ou smartphone, com a tradução simultânea acontecendo na tela. Outra opção, caso o usuário não tenha acesso à internet, é ligar para o número 142, que leva ao atendimento da Central de Intermediação de Comunicação (CIC). Por este canal, os atendentes auxiliam a comunicação por meio de mensagens de texto para deficientes auditivos, ou por mensagem de voz para deficientes visuais, e os serviços estão disponíveis 24h por dia, sem custos.

Ainda, as empresas que fornecem serviços de banda larga, telefonia fixa e móvel e TV por assinatura devem disponibilizar ao assinante com deficiência visual a opção de receber uma cópia em braile do contrato de prestação de serviços, do plano de serviço, da oferta contratada, do contrato de permanência e do documento de cobrança. Além do braile, também há opções impressas com fontes ampliadas ou formatos eletrônicos acessíveis.

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O RGA marca um grande passo para que a prestação de serviços de telecomunicações seja ampliado a pessoas com deficiências visuais e auditivas, com base nos termos do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

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