Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oi, Claro, Algar e Sercomtel terão de reduzir valores da telefonia fixa

Por| 07 de Novembro de 2017 às 12h49

Link copiado!

Espaço Belém
Espaço Belém

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que as operadoras Oi, Claro, Algar Telecom e Sercomtel deverão reduzir as tarifas cobradas por assinaturas e minutos em ligações locais e interurbanas realizadas por telefones fixos. As normas foram publicadas nesta terça-feira (07), no Diário Oficial da União, e também permitem que a Vivo aumente os valores cobrados.

A queda nos preços, entretanto, deve ser irrisória. A Algar e a Oi, por exemplo, são as empresas que terão a maior redução em seus valores: 0,24%, de acordo com a Anatel. No caso da Claro, a queda deve ser de 0,10%, enquanto que para a Sercomtel a diminuição será de apenas 0,02%. O percentual de aumento nas tarifas cobradas pela Vivo também é baixo, de apenas 0,76%.

De acordo com as estimativas do governo, 4,3 milhões de usuários de planos básicos devem ser atingidos pela redução, assim como um sem número de clientes que usam a operadora Claro para a realização de chamadas interurbanas. As quedas também atingem os valores cobrados pela habilitação de linhas e assinaturas mensais.

Além de serem obrigadas a reduzirem os preços cobrados, as operadoras de telefonia devem anunciar os novos valores na grande imprensa, bem como em seus portais próprios, no máximo dois dias antes de sua aplicação aos usuários. A medida de transparência é exigida em todo reajuste de tarifas que atinja a categoria básica de serviços.

Continua após a publicidade

Durante as deliberações que levaram aos números divulgados nesta terça, a Anatel avaliou um cenário de queda nos preços cobrados pela telefonia fixa no Brasil. De acordo com a agência, os preços cobrados no país caíram 3,9% no último ano, enquanto o IPCA, índice que registra a flutuação de preços para o consumidor, teve alta de 6,1%.

Fonte: Anatel (Diário Oficial da União)