Novos planos pré-pagos da TIM não terão acesso gratuito ao WhatsApp

Por Redação | 06.11.2015 às 08:50
photo_camera Divulgação

O sonho acabou e, em breve, os usuários da TIM terão que pensar duas vezes antes de compartilhar aquela foto ou vídeo em seus grupos no WhatsApp. A operadora anunciou que está reformulando todos os seus planos e, em meio a essas mudanças que os pacotes pré-pago vão receber, está o fim da parceria que a empresa tinha com o serviço de bate-papo. Isso significa que o uso do aplicativo vai passar a consumir dados de sua internet móvel, ou seja, é melhor pensar muito bem antes de compartilhar qualquer coisa com seus amigos.

A boa notícia é que essa nova diretriz vai afetar apenas os novos contratos. Assim, se você já possui um plano com uso gratuito do WhatsApp, pode ficar tranquilo, pois a mudança não vai prejudicá-lo. Por outro lado, pode esperar para receber algumas chamadas de atendentes oferecendo novos pacotes com outras vantagens e coisa parecida — mas sem acesso grátis ao aplicativo.

A TIM não chegou a comentar exatamente a partir de quando esses novos planos começarão a ser disponibilizados em suas lojas. Assim, se você pretendia mudar para a operadora por conta dessa vantagem, o melhor a ser feito é se certificar de que esse benefício ainda é válido antes de assinar o contrato para evitar qualquer surpresa no final do mês e uma eventual dor de cabeça.

Apesar do fim da parceria entre a empresa e o WhatsApp ser um golpe no coração de muitos usuários, a TIM não acredita que o fim desse relacionamento que lhe trouxe tantos novos clientes vai afastá-los. Segundo ela, para compensar o fim da gratuidade do aplicativo, os novos pacotes contarão com uma franquia de dados maior. O plano de 1 GB de dados, por exemplo, deve custar R$ 50 mensais no plano Controle.

Mas essa não é a única mudança que a operadora está realizando — mesmo que seja uma das mais sentidas pelos seus usuários. Recentemente, a companhia anunciou que vai acabar com a cobrança diferenciada em ligações entre operadoras diferentes e é bem possível que vejamos mais novidades a caminho, já que essa reestruturação vai afetar tanto os pacotes pré quanto os pós-pagos da marca.