Novo padrão Wi-Fi oferece maior alcance e menos consumo de energia

Por Redação | 04.01.2016 às 15:08

A associação Wi-Fi Alliance finalmente aprovou o padrão 802.11ah, apelidado de "HaLow". Dispositivos aprovados irão operar na banda de 900 MHz, que tem o dobro do alcance da norma atual de 2,4 GHz, consome menos energia e proporciona melhor penetração em paredes.

O padrão é visto como uma chave para a Internet das Coisas e dispositivos domésticos conectados, que ainda não despertam tanto o interesse das pessoas. Um dos problemas enfrentados atualmente é que dispositivos com sensores, como portas, lâmpadas e câmeras conectadas precisam ter energia suficiente para enviar dados a longas distâncias para hubs remotos ou roteadores. No entanto, o padrão Wi-Fi atual não oferece muita vantagem no quesito vida útil da bateria e transmissão a longas distâncias.

A Wi-Fi Alliance disse que a HaLow irá adotar alguns princípios dos protocolos já existentes, como a conectividade IP e interoperabilidade. A companhia acrescentou que muitos novos produtos, como roteadores, vão operar nas bandas de 2.4 e 5 GHz. Isso deve abrir as portas para uma série de novos dispositivos habilitados para 900 MHz em um futuro próximo, e não estamos falando apenas de torradeiras inteligentes.

O grupo disse ainda que a nova norma "vai permitir uma variedade de novos casos de baixo consumo de energia em casas e carros inteligentes, bem como na indústria, varejo, agricultura e ambientes de cidades inteligentes".

Via Engadget