Publicidade

Nova pesquisa Ookla mostra qual é a operadora móvel mais rápida do Brasil

Por| 18 de Julho de 2022 às 16h20

Link copiado!

(Imagem: Oi, Claro, Tim e Vivo/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Oi, Claro, Tim e Vivo/Montagem: Kris Gaiato)

Qual é a operadora móvel mais rápida do Brasil até junho de 2022? De acordo com o Speedtest Global Index, levantamento periódico global realizado pela companhia de análise de métricas de desempenho Ookla, aponta que a Claro se manteve na primeira colocação, com a Vivo em segundo lugar, seguida pela TIM e a Oi.

De acordo com a pesquisa, a Claro apresentou velocidade média de 31,93 Mbps. A Vivo alcançou 20,76 Mbps, enquanto a TIM chegou a 19,44 Mbps e a Oi ficou com cerca de 12,67 Mbps. Vale destacar que a varredura cobre o segundo trimestre de 2022, que “as classificações são baseadas na velocidade média de download para melhor refletir as velocidades que um usuário provavelmente alcançará em um mercado”, segundo a própria Ookla, que usa a presença do software Speedtest nos dispositivos móveis para fazer a coleta desses dados.

Já com relação à latência, que corresponde ao tempo de comunicação entre o servidor da operadora e a chegada dos dados no dispositivo do usuário, a TIM levou a melhor, com apenas 25 ms. A Claro vem em seguida, com 27 ms, seguida pela Vivo, com 28 ms, e a Oi, com 33 ms.

Continua após a publicidade

Em relação à consistência, que mede o desempenho da operadoras em relação ao mínimo de 5 Mbps de downloand e 1 Mbps de upload recorrentes durante todo o período de análise, a Claro ficou com 84,2% nos últimos três meses, seguida pela Vivo (78,6%), TIM (78,1%) e Oi (65,6%).

Cidades e aparelhos com internet mais rápida no Brasil

A pesquisa da Ookla também listou as cidades com as conexões mais rápidas do Brasil nos últimos três meses. Brasília, que estreou recentemente o 5G “puro”, ficou em primeiro lugar, com média de 29,45 Mbps para download e 11,35 Mbps para upload, com latência de 20 ms. Curitiba ficou em segundo lugar, seguida de São Paulo.

Confira o ranking:

Continua após a publicidade

Sobre os aparelhos com melhor desempenho no contexto nacional, a Ookla aponta o iPhone 13 Pro como o mais rápido, com velocidade média de 55,55 Mbps para download e 13,64 Mbps para upload, com latência de 26 ms. Veja os outrs mais velozes no Brasil.

Para completar, as marcas mais rápidas no país foram Apple, Samsung, Xiami e Motorola.

Continua após a publicidade